Engenharia Ambiental: origens, curso e carreira

Profissão importante hoje e no futuro, o engenheiro ambiental é a linha de frente em questões importantes da preservação do planeta. Acesse já e saiba mais!


A necessidade de criar um curso de graduação em engenharia ambiental surgiu logo após a 1ª Conferência Mundial sobre Meio Ambiente realizada em 1972.

Nesse momento, os especialistas presentes no evento destacaram as mudanças no meio ambiente causadas pelo homem e a importância da criação de profissões que minimizassem esses problemas sem perder de vista a atividade econômica.

No Brasil, a faculdade de Engenharia Ambiental foi autorizada na década de 1990. A Fundação Universidade do Tocantins foi a primeira a iniciar uma turma para formação de engenheiros ambientais em 1992.

Mas, apenas em 2000, o Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura (CONFEA) passou a registrar os profissionais.

Como é a faculdade de Engenharia Ambientalestudante de ciencias biologicas analisando amostra

São cinco anos de graduação (10 semestres), e o estudante de engenharia ambiental tem aulas que envolvem as áreas de física, química e cálculo. Também absorve conceitos sobre ecologia, impacto ambiental, geologia, hidrologia, topografia e hidráulica.

Além disso, o aluno estuda a captação, armazenamento e tratamento da água, tecnologia dos materiais, climatologia e controle de emissões de gases na atmosfera.

Assuntos sobre direito ambiental, legislação e economia, tratamentos dos resíduos também são estudados. Temas como ética, cidadania e sustentabilidade estão presentes no currículo.

Durante a faculdade de Engenharia Ambiental, o aluno ganha conhecimentos em como realizar projetos ambientais, sobre a gestão de recursos energéticos, o comportamento da sociedade e como fazer uma produção mais limpa e sustentável.

Também estuda a saúde e o saneamento, a drenagem urbana e a certificação e as auditorias.

Como esta o mercado de trabalho para engenharia ambiental

A  revista Forbes classificou a área de engenharia ambiental como uma das mais promissoras. Os salários são bastante atrativos e há diversas possibilidades de atuação.

O profissional pode trabalhar em empresas privadas, órgãos públicos, consultorias ambientais e organizações sem fins lucrativos.  É comum atuar em indústrias para tratar os resíduos, em estações de tratamento de água e esgoto, com pesquisa ou com auditoria ambiental.

Cabe ao engenheiro ambiental, diagnosticar os problemas ambientais e realizar projetos sustentáveis que evitem efeitos negativos no meio ambiente.  

Para isso, o profissional planeja a gestão ambiente para garantir o uso correto dos recursos naturais. Ele avalia o impacto de obras no meio ambiente com o objetivo de prevenir a poluição da água, do solo e do ar.

Um estagiário que cursa a faculdade de Engenharia Ambiental tem um salário de R$ 973,00. Enquanto um engenheiro ambiental formado tem uma remuneração de R$ 6.193,00.

Perfil profissional do engenheiro ambiental

Além de gostar da área de exatas, o aluno precisa ter aptidão com química, biologia e física. Entre as suas características pessoais, é necessário se comunicar bem, ter facilidade em trabalhar em equipe, ser detalhista e ter habilidades para identificar soluções para os problemas da área ambiental.

O profissional precisa também ter um pensamento crítico, se adaptar a diferentes ambientes, ser flexível, não ter dificuldade para tomar decisões e gostar de pesquisar. Ser fluente em outros idiomas, como o inglês, contribui para aumentar as oportunidades na carreira.

Agora que você já sabe mais detalhes sobre a área, conheça também a faculdade de engenharia ambiental!

 

Leia também:

O que faz um engenheiro ambiental? Conheça o mercado de trabalho

Qual engenharia escolher? Entenda o mercado atual das engenharias

POSTS RELACIONADOS

emec