Engenheiro Ambiental: atuações, métodos e como trabalha

O mercado de trabalho necessita cada vez mais de Engenheiros Ambientais para garantir um bom desenvolvimento sustentável. Acesse nosso blog e leia mais!


A gama de problemas causados no passado pelo ser humano por conta da má gestão dos recursos naturais, levou a extinção de espécies de animais, plantas e outros seres vivos que mantém a constância do planeta Terra. Nos dias atuais, continua sendo um impasse gigantesco conciliar o desenvolvimento do homem com a preservação da natureza no globo. O Brasil, país conhecido mundialmente por seu patrimônio natural, necessita de profissionais que saibam lidar com o meio ambiente e o desenvolvimento.

A Engenharia Ambiental é uma área da engenharia que une técnicas e processos que viabilizem ao ser humano evoluir na tecnologia, na construção civil, na produção de objetos de valor e em outras áreas importantes, de maneira sustentável. Um grande desafio inerente a esse setor é harmonizar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental, que leva a uma grande discussão sobre o futuro da humanidade.

O mercado de trabalho para essa área está em ascensão. Cada vez mais as pessoas têm se preocupado com o meio ambiente. Por esse motivo, várias pautas são levantadas diariamente sobre a preservação dos recursos naturais. As empresas e instituições estão sendo mais cobradas no âmbito de preservação ambiental, além que elas precisam de matéria prima para produzir e comercializar produtos.

Logo, a contratação de profissionais especializados na área ambiental aumentou bastante e tende a continuar dessa forma, pois o futuro dessas instituições depende do consumidor e dos recursos naturais acessíveis. 

O que faz um Engenheiro Ambiental

O Engenheiro ambiental é responsável por manter o equilíbrio entre produção e sustentabilidade. Ele é capaz de avaliar as mudanças estruturais e dinâmicas que o homem causou, considerando sua dimensão, duração e natureza, bem como as possibilidades para revertê-las. Além disso, pode, ainda, elaborar medidas alternativas para o tratamento de poluentes e para a utilização racional de recursos naturais. 

A partir dessa conjectura , o Engenheiro Ambiental será, dentre os especialistas que atuam na área, aquele que deverá possuir formação acadêmica que permita sua participação nos estudos de caracterização ambiental, na análise de suscetibilidades e vocações naturais do ambiente e na elaboração de estudos de impactos ambientais.

É por meio desse profissional que as empresas e instituições são assessoradas para receber licenças ambientais de funcionamento. As licenças são atos administrativos pelos quais o órgão ambiental estabelece as condições, restrições e medidas de controle e monitoramento ambientais que deverão ser cumpridas pelo empreendedor.Por esse motivo,  é dever dele saber as leis ambientais e ter um amplo conhecimento sobre essa parte do direito. 

A existência desses profissionais capacitados para lidar com o meio ambiente é importante para a preservação dos recursos naturais para o presente e para o futuro. Cabe ao engenheiro ambiental ter um conhecimento técnico suficiente para criar um modelo de desenvolvimento econômico capaz de gerar benefícios aos ser humano diminuindo os malefícios que podem ser gerados para a natureza, tanto na prevenção quanto na mitigação das consequências. 

Design sem nome (16)-2

Diferentes áreas de atuação de um Engenheiro Ambiental

Com uma vasta opção de rotas dentro da profissão, o engenheiro ambiental tem a possibilidade de exercer diferentes atividades econômicas, como:

Diretor de planejamento e gestão ambiental

Planeja, de maneira estratégica, a melhor maneira de usufruir dos recursos naturais sem gerar um impacto negativo ou irreversível  ao meio ambiente. Estuda formas de reutilizar ao máximo os refugos para manter um equilíbrio entre a produção e a redução de gastos.

Consultor Ambiental

O setor de consultoria ambiental exigirá do engenheiro a capacidade de desenvolver estudos ambientais e executar programas de monitoramento ambiental. Dessa forma, tornando viável a criação, instalação e a operação de empreendimentos dos segmentos de fontes energéticas renováveis, extração de minérios, agronegócio e indústria.

Ecodesign

Nessa área, o profissional será responsável por elaborar projetos de bens materiais feitos com insumos sustentáveis, pensando desde o início da criação do produto até seu descarte ou reutilização. Esse novo meio de produção prioriza o meio ambiente e a satisfação humana com o seu resultado final.

Licenciador Ambiental

Atua, associado aos órgãos públicos, na parte burocrática das empresas que visam construir em áreas com vários recursos naturais acessíveis ao local. Para isso, o engenheiro necessita entender as leis vigentes e o direito ambiental.

O que precisa para se tornar um Engenheiro Ambiental

Para ser um engenheiro ambiental de sucesso, o profissional deve ter um interesse relevante sobre a natureza, ser ligado a pautas ambientais e sustentáveis, que forneçam ao mundo estratégias de preservação e avanço. Além disso, a proatividade deve existir e ser desenvolvida para tornar-se um bom profissional, pois é uma área teórica que também se estende para a prática da realização dos projetos. No amplo espectro da engenharia não se trabalha sozinho, na engenharia ambiental não é diferente, o engenheiro deve ser capaz de atuar com diversos profissionais de outras especialidades com o fito de gerar um projeto de qualidade. Ademais, ter um bom senso de liderança e conciliação é importante para quem irá trabalhar e organizar equipes com pessoas diferentes.  

Conheça o curso de Engenharia Ambiental da Unit

A graduação de Engenharia Ambiental tem duração de 5 anos, em média. Ela integra várias áreas do conhecimento humano, sendo dividido em 10 semestres. Esta engenharia reúne conhecimentos relacionados às ciências exatas (matemática, física, química), biológicas (ecologia, bioprocessos), humanas (economia, política, administração) e nas geociências (geologia, hidrologia), objetivando alcançar o desenvolvimento sustentável.

Nos primeiros semestres a matriz curricular é uma introdução à engenharia em si e à carreira acadêmica, visando preparar o estudante para o âmbito científico que ele encontrará durante o processo da graduação.

Nos semestres subsequentes as matérias são vastas, mostrando a ampla área de atuação que o engenheiro ambiental poderá seguir e o quão a Unit preza pela qualidade e competência dos profissionais que sairão da instituição. Dentre as matérias do curso estão:  Saneamento Ambiental, Gestão de Recursos Hídricos, Geoquímica Ambiental, Controle de Poluição do Ar e Sonora, Hidrologia e Climatologia, Gestão e Planejamento Ambiental, entre outras. 

POSTS RELACIONADOS

emec