Entenda o que é Publicidade e Propaganda

Descubra o significado da Publicidade e Propaganda e como essas áreas influenciam nossas escolhas e nasceram na sociedade moderna. Saiba mais!

Escute o post completo:


Para vencer a concorrência, a empresa deve saber se destacar no mercado. Descubra aqui o que é Publicidade e Propaganda e como ela é fundamental na economia!

A Publicidade e Propaganda desempenha um papel fundamental nas empresas, proporcionando-lhes visibilidade, alcance e influência sobre o público-alvo. Além disso, suas estratégias de comunicação impulsionam vendas, melhoram a reputação da marca de uma empresa e muito mais. 

Diversas pesquisas demonstram a importância dessas práticas para o sucesso empresarial. Segundo um estudo da Nielsen, a publicidade tem um impacto direto nas vendas, sendo capaz de aumentar a eficácia das campanhas em até 30%. 

Ainda nesse sentido, uma pesquisa da Kantar Millward Brown revelou que a propaganda bem-executada pode gerar um aumento significativo na lembrança da marca, o que contribui para a preferência do consumidor e a fidelização.

Através da sua implementação, as empresas conseguem atingir seu público-alvo de forma direcionada e segmentada, aproveitando-se das diferentes mídias disponíveis. Sempre buscando criar bons relacionamentos com os clientes e se destacando da concorrência.

Diante disso, a faculdade de Publicidade e Propaganda se destaca como uma das melhores opções para estudantes que desejam iniciar uma carreira empresarial. Contudo, é essencial saber o que é Publicidade e Propaganda e como é o trabalho do publicitário.

O que é Publicidade e Propaganda?

A Publicidade e Propaganda representa um setor importante no mundo dos negócios, responsável por fornecer estratégias de comunicação eficazes para as empresas promoverem seus produtos, serviços e mensagens.

De um lado, a Publicidade é uma forma de comunicação comercial que busca persuadir o público-alvo a adquirir um determinado produto ou serviço. Ela é veiculada em diferentes meios, como televisão, rádio, jornais, revistas, internet e redes sociais. 

Os seus principais objetivos são criar consciência de marca, gerar demanda e impulsionar as vendas. Para alcançá-los, ela utiliza técnicas criativas para captar a atenção e criar conexões emocionais com o público.

Por outro lado, a Propaganda abrange não apenas a comunicação comercial, mas também a disseminação de ideias, valores e crenças. 

Ela pode ser usada por organizações governamentais, instituições religiosas, grupos ativistas, entre outros, para influenciar a opinião pública em relação a uma determinada causa. 

Com isso, a Propaganda busca persuadir e mobilizar as pessoas, muitas vezes com o objetivo de promover mudanças sociais, políticas ou comportamentais.

Apesar das diferenças conceituais, ambas têm o objetivo de comunicar uma mensagem persuasiva para influenciar e cativar o público. 

Ao trabalhar a Publicidade e a Propaganda de modo conjunto para criar uma estratégia de comunicação completa e eficaz, a Publicidade buscará promover os produtos ou serviços específicos de uma empresa, enquanto a Propaganda irá fortalecer a imagem da marca, construindo sua reputação e estabelecendo conexões emocionais mais profundas com o público.

Por essa razão, é comum falarmos de Publicidade e Propaganda como um conjunto, pois as duas áreas são complementares no contexto da comunicação e marketing. 

Sabendo o que é Publicidade e Propaganda fica mais fácil entender a importância do trabalho desse profissional para o sucesso das empresas.

O que um Publicitário faz? 

o que é publicidade e propaganda

Uma dúvida muito frequente entre os interessados na faculdade de Publicidade e Propaganda é em relação a como é a profissão de publicitário. Isso ocorre devido a proximidade com outras profissões, como jornalista, entre outras.

O publicitário é um profissional que atua no campo da publicidade e marketing, desempenhando diversas funções e atividades para promover produtos, serviços ou marcas de uma empresa. 

Então, seu principal objetivo é criar estratégias de comunicação persuasivas e eficazes para alcançar o público-alvo e atingir os objetivos de negócio.

O seu dia-a-dia envolve inúmeras tarefas diferentes, tais como:

  • Pesquisa de mercado e análise de público-alvo;
  • Desenvolvimento de campanhas publicitárias;
  • Criação de conceitos e mensagens;
  • Elaboração de peças publicitárias;
  • Gerenciamento de mídias sociais;
  • Coordenação de equipes de criação;
  • Planejamento de mídia;
  • Análise de resultados;
  • Acompanhamento de tendências do mercado.

Assim, os publicitários podem trabalhar em diversas empresas e áreas, como agências de publicidade, empresas de marketing e comunicação, departamentos de marketing de empresas, veículos de comunicação, agências digitais, entre outros. 

A média salarial de um publicitário no Brasil, inclusive, varia de acordo com a região, experiência, pós-graduação e cargo ocupado. 

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), a média salarial nacional para profissionais da área de publicidade e propaganda é de aproximadamente R$ 4.500 a R$ 6.000.

Cargos e Funções da Publicidade e Propaganda

O graduado no curso de graduação em Publicidade e Propaganda pode atuar em diferentes cargos, com funções muito diferentes entre si. Desse modo, os cargos mais comuns são: 

  • Redator
  • Diretor de Arte
  • Planejador Estratégico
  • Produtor Gráfico
  • Social Media Manager
  • Pesquisador de Mercado
  • Estrategista de Marca

Como é a faculdade de Publicidade e Propaganda? 

A faculdade de Publicidade e Propaganda é uma excelente opção para quem busca uma carreira criativa e dinâmica no campo da comunicação e marketing. O curso tem uma duração média de quatro anos, que pode variar dependendo da instituição de ensino.

Durante a graduação, os estudantes de Publicidade e Propaganda têm a oportunidade de aprender uma variedade de disciplinas que abrangem os fundamentos teóricos e práticos sobre o que é publicidade e propaganda

Alguns dos conteúdos abordados incluem teorias da comunicação, marketing, psicologia do consumidor, pesquisa de mercado, criação publicitária, planejamento de campanhas, mídia e estratégias de comunicação.

Nas aulas, os estudantes têm a oportunidade de desenvolver projetos, participar de simulações de campanhas publicitárias, realizar pesquisas de mercado, criar peças publicitárias e participar de atividades práticas relacionadas ao campo da comunicação.

Qual é o perfil do aluno Publicidade e Propaganda?

O perfil de quem deseja cursar Publicidade e Propaganda envolve criatividade, habilidades de comunicação, pensamento estratégico, capacidade de trabalhar em equipe e adaptabilidade. 

Além disso, também é importante possuir interesse pela área de marketing, ter curiosidade em relação às tendências do mercado e ser capaz de lidar com prazos e demandas de projetos.

A faculdade de Publicidade e Propaganda proporciona aos alunos uma base sólida de conhecimentos e habilidades necessárias para ingressar na indústria da comunicação, oferecendo oportunidades de estágio e networking que podem abrir portas para o mercado de trabalho. 

Com uma formação completa e uma visão abrangente do campo da publicidade e propaganda, os graduados estão preparados para atuar profissionalmente. Confira agora a página do nosso curso de Publicidade e Propaganda e comece a sua trajetória na Unit quanto antes!

 

Algo poderoso

Conte mais para o leitor

O título e o subtítulo contam para nós o que você está oferecendoe o título do formulário confirma. Aqui, você pode explicar por que sua oferta é tão boa que vale a pena preencher um formulário por ela.

Lembre-se:

  • Marcadores são ótimos
  • Para explicar os beneícios e
  • Transformar visitantes em leads.

MAIS LIDAS DO MÊS

Áreas de atuação da Biomedicina
Especialidades da Medicina: quais são e como funcionam
TCC: os melhores sites para a pesquisa acadêmica
Origem dos idiomas: como surgiram as línguas que conhecemos?
Conheça os tipos de Engenharia
Áreas de atuação da Fisioterapia
O que precisa para trabalhar em banco?

POSTS RELACIONADOS

emec