emec

Faculdade de Farmácia: áreas de atuação profissional

Saiba quais são as áreas de atuação para formados em Farmácia, conheça cada uma delas e suas atividades na rotina de trabalho da profissão.


A Faculdade de Farmácia tem como objetivo preparar o aluno para atuar no ramo de fármacos, medicamentos, cosméticos, controle, produção e análise de alimentos. Para exercer a profissão de farmacêutico é obrigatório o diploma de bacharel em Farmácia reconhecido pelo MEC e estar registrado junto ao Conselho Regional de Farmácia de seu Estado.

O formado em Farmácia encontra pela frente um mercado de trabalho bastante promissor. É uma das áreas com maior ocupação em empregabilidade. Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada, 94,3% dos farmacêuticos brasileiros estão trabalhando.

O profissional especializado pode encontrar várias oportunidades após se formar na Faculdade de Farmácia. Algumas das áreas de atuação profissional que ele pode atuar são:

Farmacêutico áreas de atuação mais promissoras-1

Farmácia Clínica

O formando em Farmácia pode atuar nesse segmento sobre o uso correto de medicamentos, além de poder agir na prescrição farmacêutica. Nessa parte, os consultórios farmacêuticos dão a ajuda necessária no atendimento de pacientes que buscam cuidar melhor da saúde. 

O profissional pode atuar também na área de análise clínicas, com banco de órgãos, materiais biológicos, com tecidos e células, bancos de sangue, entre outros.

Dentro da Farmácia Clínica, o profissional de saúde pode atuar também em serviços como:

  • Rastreamento em saúde;
  • Consulta farmacêutica;
  • Conciliação de medicamentos;
  • Revisão da farmacoterapia;
  • Acompanhamento farmacoterapêutico 
  • gestão da condição de saúde.

O farmacêutico clínico se destaca na profissão e dentro da farmácia. Isso faz toda a diferença no meio competitivo.

 

Saúde Pública

As possibilidades são amplas quando se trata em atuar no setor público de saúde para o profissional farmacêutico. Em 1988, com a reforma na Constituição, foi criado o SUS (Sistema Único de Saúde), de acordo com a Lei n° 8.080/1990.

Levando em conta a complexidade dos serviços em saúde pública, podemos citar algumas das principais áreas de atuação nesse segmento como: 

  • Vigilância em Saúde: tem como objetivo analisar a situação de saúde da população de modo geral, possuindo um conjunto de ações destinadas a controlar determinantes riscos e danos à saúde de pessoas que vivem em determinados territórios. Garantindo assim, a integridade do indivíduo.
  •  Assistência Farmacêutica: Tida como uma das principais atividades a assistência à saúde, está relacionada às atividades de coordenação, articulação, planejamento,acompanhamento, controle, avaliação e auditoria dos serviços prestados à população e uso racional dos medicamentos.
  • Vigilância Epidemiológica: O profissional monitora, avalia e planeja os serviços, vigilância de surtos, fórmulas e endemias junto a participação de pesquisa.
  • Vigilância Sanitária:  atua na fiscalização profissional sanitária e técnica de empresas, estabelecimentos, setores, fórmulas, produtos, processos e métodos farmacêuticos.

Cosmetologia e Estética

Esta área é voltada principalmente para farmacêuticos qualificados na área de estética e cosmética, na produção e controle de qualidade de produtos cosméticos e procedimentos relacionados ao bem-estar físico e mental dos pacientes. 

Outras principais áreas que o profissional em Farmácia pode atuar dentro do mercado de estética, são: 

  • Consultoria;
  • Depilação a laser;
  • Estética Corporal;
  • Estética Facial;
  • Estética Pré e Pós-Cirúrgica;
  • Massagem Corporal;
  • Terapia Capilar;
  • Podologia.

A rotina de trabalho do profissional dessa área depende muito da área escolhida, mas a certeza é que o esteticista vai conversar e ouvir muito de seus clientes. Terá contato também com produtos químicos e instrumentos específicos da área.

 

Alimentação

Farmacêuticos podem atuar no setor alimentício e um dos motivos para isso é que a qualidade dos alimentos passou a ser algo cobrado pelas pessoas, enquanto a indústria também precisa manter sua produção. Com isso, o profissional passou a ser mais valorizado neste setor, como também em laboratórios de análises bromatológicas ou consultorias especializadas.

O setor dos alimentos é um dos focos do profissional farmacêutico, uma vez que entendemos o significado e a importância dos alimentos para a saúde da população. Além disso, o profissional farmacêutico deve garantir a segurança e qualidade dos alimentos que são oferecidos a toda a população.

Diante desses fatores, existem algumas áreas de atuação em que o profissional farmacêutico pode atuar e desempenhar suas atividades diárias, são elas: 

  • Controle de qualidade dos alimentos;
  • Bromatologia;
  • Melhoria dos alimentos;
  • Armazenamentos de alimentos.

Dessa forma, o farmacêutico está apto para garantir a manutenção da saúde, também através de sua atuação na área de alimentos.

 

Perícia Criminal

A rotina de trabalho para o profissional Farmacêutico na área de perícia criminal é diferente em cada local de trabalho. O papel do perito em cuidar de análises toxicológicas e sua formação para atuar como perito requer, em alguns casos, a aprovação em concursos públicos específicos.

Além de Perito Farmacêutico deve ser especialista em áreas de toxicologia, tendo também conhecimentos técnicos e específicos de sua área de atuação. Seus conhecimentos técnicos seguem parâmetros da análise de uma laudo pericial, que permite a realização de resultados apresentados no documento.

O Perito Farmacêutico pode acompanhar perícias em locais de infração penal, como também, obter informações conclusivas por meio da toxicologia forense. Outras atividades relacionadas ao Perito Criminal Farmacêutico são:

  • Análise e investigação de acidentes químicos;
  • Investigar falsificações ou adulterações de medicamentos comercializados;
  • Exame de determinados instrumentos utilizados em infrações penais;
  • Esclarecer condutas em ações criminosas.

Vale lembrar que a especialização em toxicológicas é obrigatória e um dos principais requisitos a ser avaliado antes de contratar um Perito Criminal que atua nesta área é a comprovação do curso em Farmácia.

 

Farmácia Industrial

Consolidar uma carreira dentro de indústrias é outro caminho bastante escolhido pelos farmacêuticos formados. É uma profissão que tem muita importância no que se refere ao bem-estar da população, uma vez que lida com o controle de qualidade dos medicamentos que curam ou aliviam os sintomas das mais variadas doenças.

Dentro desse segmento, o profissional pode escolher vários setores de atuação. Por exemplo, a área de pesquisa para o desenvolvimento de fármacos cada vez mais eficientes e com efeitos colaterais minimizados, conferência das matérias-primas e até mesmo a supervisão do transporte dos componentes produzidos.

É natural que ao longo da formação o aluno crie mais afinidade com alguma dessas áreas da Faculdade de Farmácia. Por isso, na hora de decidir onde estudar, é de extrema importância buscar por um curso completo, oferecido por uma instituição de qualidade. Somente assim o profissional estará preparado para lidar com diferentes demandas do mercado de trabalho.

 

Ficou interessado na profissão de Farmácia e quer se tornar um profissional de destaque no mercado de trabalho?

>>>Confira nosso e-book de Farmácia

 

POSTS RELACIONADOS