Gestão Hospitalar: Mercado de trabalho, atuação e mais!

A organização proposta pela Gestão Hospitalar é fundamental para o bem-estar dos pacientes, o que aumentou a procura pela função e carreira. Saiba mais!


Um gestor é aquele que coordena, implementa projetos e administra o uso e a compra de novos recursos.

É isso o que o mercado de trabalho para Gestão Hospitalar espera do profissional que vai atuar exercendo ações hospitalares.

Tais como gerenciar uma equipe e assegurar que o estabelecimento de saúde esteja conforme o padrão. 

Com o número de hospitais e postos de saúde crescendo, a sua ascensão no mercado também cresce, de tal maneira que aumenta ainda mais a importância da sua profissão no mercado, principalmente graças às novas tendências surgindo referentes a tecnologia, como:

  • Consultas remotas;
  • Inteligência artificial;
  • Uso de impressoras 3D. 

Todos esses acréscimos no mercado agilizam e aumentam a produtividade desses profissionais, afinal, é uma das áreas da saúde mais promissoras no mercado.

Como está o mercado de trabalho em Gestão Hospitalar

Sua atuação tem o intuito de administrar recursos e implementar projetos que sejam úteis nas rotinas hospitalares.

Nesse sentido, a demanda por esses profissionais sempre é alta, já que alguns hospitais precisam de mais gestores atuando. 

Por isso o mercado em Gestão Hospitalar se torna ainda mais promissor, ainda levando em conta os postos de saúde que estão sendo abertos em quase todos os bairros da cidade, para atender uma quantidade maior da população e promovendo o bem-estar.

Quem se forma em Gestão Hospitalar trabalha onde

Em todos os ambientes da área da saúde deve-se ter um gestor hospitalar. São suas atividades que mantém a ordem e oferecem um bom funcionamento de promoção à saúde. 

Os gestores hospitalares podem atuar tanto em rede pública quanto privada. Podem ser encontrados em:

  • Hospitais públicos ou privados;
  • Clínicas públicas ou privadas;
  • Secretaria da saúde;
  • Postos de saúde.

Na rede pública sua contratação ocorre através de concursos, então é necessário bastante estudo e manter-se atualizado. 

Principais áreas de atuação da Gestão Hospitalar

A área de saúde é ampla e permite que os seus profissionais tenham a oportunidade de atuar de várias maneiras.

A Gestão Hospitalar é uma área que requer dos seus profissionais certas atividades, contribui para os gestores estarem desempenhando de diversas formas, como:

Gerência Hospitalar

Tem o objetivo de orientar ações e acompanhar seus resultados, para que intervenções possam ser realizadas, caso tenha algum problema.

Nesta área, o gerente hospitalar pode coordenar a parte operacional ou algum setor administrativo, também podem ser encontrados em setores voltados para a emergência, centro cirúrgico e etc.

Analista de Auditoria de contas hospitalares 

Neste ramo vai aplicar seus conhecimentos financeiros, se responsabilizando pelo gerenciamento dos valores.

De tal maneira que vai atuar mais como um analista, sobretudo só consegue agir por causa dos conhecimentos adquiridos em gestão.

Coordenador de Estoque Hospitalar 

Vai cuidar para que todos os recursos estejam distribuídos de maneira acessível. Vai verificar se os produtos e elementos necessários para as atividades hospitalares estão disponíveis, como:

  •  Luvas;
  •  Itens de proteção;
  •  Equipamentos.

Além disso, vai gerenciar o setor de Farmácia pelo controle de entrada e saída dos medicamentos, como também observando o quanto de estoque resta para cada um, para que possa acionar o setor de compras.

Gerente de controle de sinistro

Nos hospitais ou clínicas particulares convencionadas, os gestores vão avaliar a acreditação dos planos de saúde. Também serão responsáveis pelas solicitações, autorizações e reembolsos.

Em resumo, vai observar os pedidos e se comunicar com os prestadores de serviços, com a intenção de manter em ordem os contratos e suas atualizações.

Diretor hospitalar

Não há dúvidas que o cargo de diretor hospitalar é um dos mais cobiçados dentro de tudo o que se refere ao mercado de trabalho para Gestão Hospitalar.

Isso porque a principal responsabilidade da função é coordenar as equipes para que tudo ocorra conforme o planejado.

Geralmente, promovem reuniões do Conselho Administrativo para alinhar decisões e estabelecer planos. Afinal, seu maior objetivo é oferecer aos pacientes um ambiente propício para o seu bem-estar.

Perfil do profissional de Gestão Hospitalar 

O gestor hospitalar deve ter algumas características particulares que o ajudam no desempenho das suas funções.

É crucial que saiba lidar com diferentes aspectos da sua profissão, principalmente no ramo da saúde e que envolva o bem-estar das pessoas. Conheça algumas habilidades de um gestor hospitalar:

  • Paciência: Como vai liderar uma equipe e está em contato com os fornecedores, é essencial manter a postura e entender que situações inesperadas podem ocorrer, como o atraso de um estoque;
  • Liderança: Muitas decisões serão direcionadas pelo gestor hospitalar, por isso saber delimitar objetivos e orientar adequadamente sua equipe é crucial;
  • Organização: Nesses ramos, muitas papeladas estão constantemente aparecendo, é importante colocar tudo em ordem para que a desorganização não atrapalhe sua rotina; 
  • Ética: O gestor hospitalar precisa ser um exemplo para toda equipe, agindo com respeito e discrição, para a manutenção de um ambiente saudável. 

É importante para o desempenho de todos os profissionais possuir habilidades para gerir suas funções, além de buscar atualizações no mercado, evitando regressão.

Curso de Gestão Hospitalar da Unit 

Por fim, se deseja entrar no mercado de trabalho para Gestão Hospitalar, é crucial uma formação adequada  em uma faculdade renomada, aumentando suas chances de conseguir uma vaga no mercado.

O curso de Gestão Hospitalar é encontrado na Unit na modalidade presencial, que é uma das faculdades com maior prestígio no mercado, tendo uma das maiores notas no MEC (Ministério da Educação), sem dúvidas formando os melhores profissionais para o mercado.

Durante a graduação, o estudante da Unit vai aprender sobre rotinas administrativas e outras matérias que o ajudem a entender mais sobre a área da saúde e a burocracia dela. 

Acesse já nosso curso de Gestão Hospitalar e saiba mais sobre a graduação.

 

POSTS RELACIONADOS

emec