Mercado de trabalho para Fotografia: como funciona, perfil e atuação

A fotografia é a arte de capturar momentos e eternizá-los em imagens. Descubra técnicas, equipamentos e inspirações para se tornar um bom fotógrafo.


O mercado de trabalho de fotografia é atemporal, ou seja, sempre está em destaque. Desde antigamente quando as pessoas tinham o prazer de guardar uma recordação da família reunida, até os dias de hoje.

Um diferencial da fotografia é porque ela está inserida em vários âmbitos, como por exemplo no jornalismo, publicidade, moda, já que a fotografia é relevante pois tem o poder de preservar um momento ou traduzir algo através de uma imagem. 

Como está o mercado de trabalho em Fotografia

Hoje em dia a tecnologia facilitou muito a vida do fotógrafo, que estão diariamente imersos em  equipamentos de ponta e com uma qualidade cada vez melhor, , assim atraindo o público a decidir ter fotos profissionais. 

Apesar dos celulares de hoje terem uma qualidade considerável nas câmeras, não se compara a um aparelho de fotografia profissional. Além disso, os comandos e sugestões que um fotógrafo faz em um ensaio são essenciais para o sucesso nas fotos, já que o profissional estudou as técnicas fotográficas e sabe aplicá-las em públicos diversos. 

As alternativas de trabalho para os fotógrafos são inúmeras, a exemplo dos ensaios individuais ou de vários tipos, como:

  • Gestante;
  • Newborn;
  • Família, etc.

Nesse sentido, o mercado de fotografia é sazonal, não há um momento específico para a sua procura, a todo instante pessoas estão querendo registrar  momentos especiais e, por conta disso, procura as habilidades desses profissionais.

Quem se forma em Fotografia trabalha onde

Há diversos lugares e setores que precisam de um fotógrafo. É comum encontrá-los em:

  • Agência de publicidade;
  • Agência de moda;
  • Emissoras;
  • Studio. 

O fotógrafo também pode atuar sem vínculo empregatício, oferecendo aos seus clientes seus serviços através de contratos, sem precisar estar vinculado a uma empresa.

Principais áreas de atuação de Fotografia

A área de atuação para os fotógrafos é ampla, há inúmeras oportunidades e maneiras de trabalhar neste ramo, sendo um dos principais fatores para o crescimento. Confira algumas das principais atuações:

Fotografia Social

Nesta área, o fotógrafo registra eventos sociais:

  • Aniversário;
  • Casamento;
  • Formatura,etc.

A maioria dos fotógrafos dessa especialidade atuam de forma autônoma, já outros têm vínculo empregatício com empresas que são voltadas para organização de eventos, ambas alternativas são excelentes. 

Fotojornalismo

Essa é uma área muito interessante, já que o fotógrafo deverá expressar de forma precisa as emoções daquele momento, por exemplo um protesto, dando mais ênfase a notícia.

Fotografia de moda

Aqueles que são desse ramo tem que ter um bom senso estético, pois vão fotografar peças de roupas, acessórios e produtos de beleza. 

Com a finalidade de utilizar o produto fotográfico em campanhas publicitárias, por isso é muito importante que o fotógrafo consiga destacar a peça de maneira que influencie o cliente a adquiri-la, colocando em prática as técnicas aprendidas.

Fotografia gastronômica

Nela, o fotógrafo vai apresentar o prato ou estabelecimento de forma convidativa para atrair o público. Neste caso, é importante levar em consideração os detalhes, como posição e luminosidade, pois fazem grande diferença no resultado final do produto.  

Fotografia de Família e Newborn 

Um ramo ideal para aqueles que preferem atuar de maneira autônoma. Nesses registros, há fotografias de casais, família, crianças e recém-nascidos. Atualmente, há uma grande demanda de pessoas que escolhem esse perfil de fotografia, principalmente por ser, uma forma de registrar o momento. 

Fotografia de Viagem 

Esta área pode ser realizada de duas formas:

  • Acompanhando pessoas públicas: Principalmente os blogueiros querem cliques de qualidade em suas viagens, com a intenção de bombar nas redes sociais. Por essa razão, costumam contratar um fotógrafo para registrar sua viagem.
  • Vendendo imagens pela internet: Por meio de plataformas como Adobe Stock e o Shutterstock, o fotógrafo pode vender seus cliques e assim arrecadar uma renda extra.

Perfil do profissional de Fotografia

O fotógrafo tem traços que o diferencia de outros profissionais. É uma profissão diretamente ligada à arte e ao senso estético.  Diante disso, o profissional precisa de atributos que sejam úteis para a realização do seu trabalho, como por exemplo:

  • Olhar clínico: O fotógrafo precisa ver além, para que possa mostrar através da fotografia  diferentes percepções registradas na foto;
  • Criatividade: Principalmente nas fotos publicitárias, é importante ousar e mostrar singularidade no registro, para destacar o conteúdo e cativar o público; 
  • Comunicação: É preciso saber comunicar ao cliente quais são as posições e a melhor forma de se comportar diante da câmera. Garantindo que o cliente entenda de uma forma simples e clara o que precisa ser feito.

Além disso, é importante buscar especializações e atualizações da área, logo que é um ramo que cresce cada vez mais e novidades estão constantemente aparecendo. 

Curso de Fotografia da Unit

O curso de Fotografia pode ser encontrado na Unit na modalidade 100% EAD.

A Unit é uma das faculdades com maior prestígio no mercado, tendo uma das maiores notas no MEC (Ministério da Educação), sem dúvidas formando os melhores profissionais para o mercado.

Os estudantes têm à sua disposição aulas com os principais assuntos da área ,por meio de uma plataforma digital atual e moderna. Com uma metodologia que permite aos alunos mais interação com o assunto, facilitando a aprendizagem. 

O curso tem na sua grade curricular disciplinas importantes sobre a fotografia, como:

  • História;
  • Técnicas fotográficas e de  iluminação;
  • Edição e tratamento de imagem;
  • Planejamento e direção de fotografia;
  • Estética;
  • Semiótica;
  •  Narrativas fotográficas.

Além de conteúdo e questionários, vão ser utilizados para o aprofundamento das teorias. Ao final do curso, o aluno será um fotógrafo com habilidades e técnicas desenvolvidas, apto para atuar no mercado de trabalho. 

POSTS RELACIONADOS

emec