Vestibular online: o que é e como funciona?

Hoje em dia é possível entrar para a faculdade prestando o vestibular da sua casa, desde que atenda o necessário e respeite horário e sistema. Saiba mais!


Entrar em uma faculdade e fazer um curso superior é o sonho de muitas pessoas e o vestibular online veio para facilitar essa conquista. Saiba mais sobre ele aqui!

O ingresso em uma instituição de ensino superior é o objetivo da maioria dos alunos que estão terminando o ensino médio, mas também de adultos que ainda não tiveram essa oportunidade.

O motivo disso, é o entendimento de que por meio da faculdade, eles poderão conseguir mais oportunidades de emprego, com melhores salários e assim poder melhorar a sua vida e a dos seus familiares.

Dados da Associação Brasileira de Estágios comprovam isso. No período entre 2002 e 2020 o número de graduandos subiu de 3,5 milhões para 8,68 milhões. Já o número de ingressantes no ano de 2020 foi de cerca de 3,7 milhões contra 1,8 milhões em 2008.

Esses dados refletem o crescimento da universidade no país, com o aumento da oferta de cursos, abertura de novas instituições, sempre com foco em tornar o ensino mais acessível para a população brasileira.

Este cenário de expansão também ocorre no ensino superior à distância. Apesar de ainda haver quem não veja o EAD com bons olhos, a verdade é que essa modalidade possui qualidade comprovada, além de dar acesso a quem não poderia de outra forma.

Considerando o período entre 2018 e 2020, a Abres aponta que as matrículas no EAD aumentaram 33,78%. A preferência por essa modalidade tem crescido, fazendo ela representar 35,78% do total de matriculados em cursos de graduação.

Todo esse crescimento foi possível graças à introdução de novas formas de entrada na faculdade. Hoje, processos de ingresso como Enem, Olimpíadas de ciências e SiSu, permitem que os candidatos tenham mais chances de conseguir a sua vaga.

Uma das formas que ajudou a facilitar a entrada no ensino superior é o vestibular online.

E se você ainda não conhece essa modalidade, vamos explicar tudo o que precisa saber para aproveitar as vantagens que ela oferece.

Conhecendo o vestibular online

Com a alta procura por cursos de graduação, o número de inscritos para cursos superiores superou rapidamente a quantidade de vagas. Com isso, criaram uma prova avaliativa como forma de selecionar os candidatos mais aptos a iniciarem o curso.

Assim foi criado o vestibular, que se tornou a forma mais tradicional de entrada em todas as universidades, faculdades e centros universitários de todo o país.

Apesar de resolver essa questão, o processo seletivo ficou limitado a quem poderia estar presente no dia da aplicação.

Essa situação ficou por muito tempo incontornável e só começou a ser solucionada quando recursos tecnológicos foram aprimorados e começaram a ser incorporados nos processos seletivos.

Foi assim, basicamente, que a internet passou a ser considerada como uma ferramenta para possibilitar o acesso ao vestibular para todos os candidatos que não poderiam comparecer presencialmente à aplicação da prova.

Desta forma, se deseja entrar no curso de análise e desenvolvimento de sistemas, por exemplo, o vestibular online permite que possa concorrer a vagas de universidades até de outros estados menos concorridos e assim aumentar as chances de ser aprovado.

Como é o vestibular virtual?uma estudante na frente de um notebook com caderno na mao enquanto presta vestibular online

O modelo online do vestibular é bastante semelhante ao formato mais tradicional. As diferenças são mais referentes a equipamentos e organização doméstica do vestibulando.

A prova não possui diferenças quanto ao conteúdo cobrado, isto é, será exigido o conhecimento de temas das disciplinas obrigatórias do Ensino Médio. Caso a forma tradicional possua alguma particularidade de conteúdo, a versão virtual também possuirá.

Assim como a forma presencial, o candidato deve estar diante de seu computador e com tudo pronto para prestar a prova no horário informado pela universidade. A facilidade da prova virtual não significa que cada candidato poderá realizar a prova no horário que quiser.

Por isso, o importante é ficar atento às instruções específicas para a realização da prova online.

Conferir seus equipamentos

Para realizar a prova virtual é necessário possuir um computador com conexão à internet. E antes do horário da avaliação é importante verificar o funcionamento do PC e de seus periféricos.

Separe um tempo antes da prova e veja se mouse, teclado, webcam estão funcionando normalmente e também se não está com problemas na conexão. Se for necessário, ainda poderá fazer os reparos em tempo ágil.

Atenção ao tempo de duração

Esse tipo de prova costuma ter um horário reduzido, e também menos questões, em relação a duração da prova presencial. O motivo é o cansaço das vistas devido ao tempo excessivo diante à tela do computador.

Normalmente, a prova dura de uma a três horas, e nesse tempo, poderá reiniciar a prova caso tenha algum tipo de problema técnico que o forçou a ser desconectado.

Mas atenção, não se trata de diversas tentativas. Quando você sair, as respostas confirmadas estarão salvas e novas perguntas serão feitas.

E também não haverá acréscimo de tempo. Ao retomar a avaliação, terá disponível apenas o tempo restante para concluir a prova.

Cuidado com interferências

Normalmente os vestibulandos fazem o vestibular online em suas casas, em seus quartos ou até mesmo na sala de estar. E algo que pode acontecer é algum familiar ou outra pessoa aparecer e atrapalhar o andamento da prova.

Procurar por um local isolado em que possa ficar sozinho, sem interrupções, é fundamental para você manter a concentração e ter um bom desempenho. Além disso, a presença de terceiros no local da prova pode ser motivo de desqualificação em algumas universidades.

Seguindo essas dicas, o sonho de entrar para a faculdade estará muito mais perto. Confira o nosso vestibular online e comece hoje mesmo a se preparar para mudar a sua vida.

 

Leia mais:

A história do vestibular: entenda porque no Brasil é assim

Como devo estudar para a prova do vestibular?

Como se preparar para as provas do Enem?

Enem: checklist do que levar e dicas para mandar bem na prova

capa-segredos-da-organizacao-pessoal

Organização: fator principal  para quem vai fazer vestibular

Neste e-book, abordamos alguns ingredientes importantes para sua organização pessoal. Baixe agora e aproveite!

Preencha o formulário abaixo e faça o download. 👇

MAIS LIDAS DO MÊS

Áreas de atuação da Biomedicina
TCC: os melhores sites para a pesquisa acadêmica
Especialidades da Medicina: quais são e como funcionam
Origem dos idiomas: como surgiram as línguas que conhecemos?
Conheça os tipos de Engenharia
Áreas de atuação da Fisioterapia
Áreas de trabalho para quem faz Administração

POSTS RELACIONADOS

emec