O que faz um Designer de Interiores: Como trabalha, onde atua e mais!

Possibilidades de atuação e exigências do mercado de trabalho para Designer de Interiores. Destaca-se em uma área que exige criatividade, técnica e mais.


Esse profissional é responsável por planejar e projetar o interior de um ambiente levando em conta a sua função que aquele ambiente vai ter e assim proporcionar aos seus usuários conforto, estética e segurança. Assim ele vai pensar na disposição em que os móveis serão distribuídos no local levando em consideração o espaço e a harmonia que eles devem proporcionar ao ambiente .

O Design de Interiores tem um mercado de trabalho bem amplo à sua disposição, então sua atuação pode ser bem diversificada. Dessa forma ele pode atuar de diversas formas, mas sempre levando em consideração o conforto do ambiente, a praticidade, a segurança e claro o orçamento disponível para realizar a decoração e finalização do ambiente.

Como o mercado de trabalho para esse profissional é muito amplo, dessa maneira ele pode atuar prestando serviços para empresas, indústria, escritórios de arquitetura, de forma autônoma, etc. Também pode atuar em empresas especializadas em decoração, para lojas de decoração de móveis, enfim esse profissional pode atuar em vários ambientes.

O que faz um Design de Interiores

O Designer de interiores vai ser responsável por realizar o estudo do ambiente e desenvolver um projeto de decoração seguindo as necessidades do cliente. Assim, ele será o  responsável por escolher a melhor posição de cada peça da mobília, a cor da paredes, o piso que vai ser utilizado, vai definir questões ferente a iluminação do ambiente, dentre outras decisões que esse profissional toma para proporcionar ao ambiente conforto, praticidade, segurança e atender ao que foi pedido pelo cliente.

Esse profissional faz a escolha dos revestimentos e acabamentos que serão usados no projeto. Além disso, pode fazer o acompanhamento da execução dessas atividades durante a obra, para garantir que tudo vai sair conforme o projetado. Pois ele tem experiência e conhecimento dos bons fornecedores de matérias, dos materiais adequados, das marcas a serem utilizadas e do processo, assim compensa o investimento feito na contratação de um Design de Interiores.

No mais esse profissional também faz a criação, desenho e design de mobília e outros objetos decorativos e de ambientação, tudo seguindo normas técnicas e proporcionando harmonia ao ambiente, conforto, ergonomia. Ademais, o Designer de Interiores realiza o acompanhamento da obra para que a mesma possa ser entregue dentro do cronograma estabelecido e dentro do orçamento planejado.

Como atua um Design de Interiores

Esse profissional tem várias formas de atuação, ele pode ficar responsável pelo gerenciamento de uma reforma, assim ele vai acompanhar o desenvolvimento da obra para conferir se tudo está acontecendo conforme o planejado e  caso algo não esteja ele toma as medidas para corrigir algum eventual erro. Assim, se caso houver algum atraso na entrega de algum material é esse profissional que vai fazer a cobrança ao fornecedor.

Ademais, o Designer de interiores pode ficar responsável por fazer a produção e decoração, pois o projeto só vai ter sido concluído depois que estiver decorado. Nesse aspecto o profissional vai realizar a escolha dos móveis, como por exemplo: Cama, sofá, mesa, quadros de arte, cadeiras, painéis, dentre outros móveis. Assim ele realiza a escolha de todos os móveis para que tudo esteja combinando e de acordo com o projetado e para que gere conforto e bem estar visual para os clientes.

Onde atua um Design de Interiores

O mercado de trabalho para o Designer de Interiores é bem diversificado e ele pode atuar em vários segmentos. O primeiro é atuar de forma autônoma, assim ele pode prestar seus serviços para pessoas que estão construindo ou reformando a casa. Nesse caso o Designer de interiores pode realizar o projeto de todos os ambientes da casa ou apartamento ou apenas fazer o projeto de um único cômodo, isso vai ficar a critério do cliente.

Outros segmentos que ele pode atuar em empresas que projetam móveis, assim esse profissional pode realizar o planejamento, desenvolvimento e o desenho de um determinado móvel. Além disso, ele pode realizar o desenho de um móvel por encomenda também, ou seja, ele vai até a casa do cliente ver o espaço que tem disponível e o que o cliente deseja e assim desenha a mobília.

Ademais, esse profissional pode prestar seus serviços às empresas voltadas para a decoração ou para lojas de móveis. Além desses ambientes ele pode trabalhar em escritórios de arquitetura, pois a função dele é diferente da do arquiteto, porque a do arquiteto é mais técnica e a desse profissional é voltada para a parte artística, com o objetivo de tornar o ambiente mais bonito esteticamente, ergonômico, seguro, confortável, etc.

Conheça o curso de Designer de Interiores da Unit

O curso de Design de Interiores é oferecido em duas modalidades, o bacharelado e o tecnólogo, na Unit esse curso tem duração de 2 anos, possui 4 semestres, possui uma carga horária total de 1860 horas aula e o aluno pode estudar no período noturno. 

Nesse curso o discente tem contato com matérias de diversas áreas do conhecimento, com o intuito de capacitar o aluno a trabalhar em diversos segmentos e atender às atuais demandas do mercado de trabalho.

A faculdade de Design de Interiores está no espectro das ciências humanas e naturais, sendo assim possui matérias diversificadas, segue abaixo algumas das matérias presentes no curso na faculdade Unit, sem levar em conta as matérias optativas que disponibiliza durante o curso:

  • Introdução ao Design de Interiores;
  • Representação Gráfica em 3D de Interiores;
  • Ergonomia Espacial e Humana;
  • Prática de Pesquisa na Área de Design;
  • Detalhes Construtivos e Iluminação;
  • Práticas de Design de Interiores;
  • Conduta Profissional e Gestão de Obras;
  • Formação Cidadã;
  • Composição Paisagística;
  • Materiais de Decoração, dentre outras matérias.

Ademais, a faculdade também conta com uma infraestrutura que possibilita o aluno a ter aulas práticas e assim pode aliar o que aprende na teoria com a prática. No mais, a faculdade possui um corpo docente altamente capacitado e no final do curso o aluno para conseguir o diploma precisa apresentar o Trabalho de conclusão de curso ( TCC).

POSTS RELACIONADOS

emec