Onde pesquisar artigos científicos

Essencial para trabalhos acadêmicos, saber onde pesquisar artigos científicos pode definir suas notas e principalmente seu TCC. Saiba mais sobre o assunto!


Saber onde pesquisar artigos científicos é requisito básico para todo estudante de graduação. Saiba aqui como encontrar o artigo que precisa!

O ingresso no Ensino Superior representa a descoberta de um mundo totalmente novo e diferente para a maioria dos estudantes. Novos professores, ambientes inéditos, métodos de estudo, experiências inusitadas e muito mais.

Uma dessas novidades são os instrumentos avaliativos e de modo especial os trabalhos acadêmicos. Esse tipo de trabalho costuma assustar os calouros devido a sua especificidade e habilidades que são exigidas para poder produzi-los.

Os nomes são variados, síntese teórica, artigo acadêmico, “paper”, sendo o mais famoso - e temido - o TCC, Trabalho de Conclusão de Curso. Algo comum a todos eles, é a necessidade do aluno realizar uma pesquisa acadêmica.

Trata-se da capacidade de empreender uma pesquisa para encontrar outros trabalhos acadêmicos, sejam eles livros, revistas ou artigos, que serviram de base teórica para o desenvolvimento dos argumentos que irá utilizar no trabalho a ser escrito.

Apesar do receio de uma parte dos graduandos, esta não é uma tarefa muito complicada, ela pode ser demorada, mas se souber onde pesquisar artigos científicos, todo o processo não apresentará grandes dificuldades.

Para ajudar nessa tarefa, selecionamos os principais meios existentes para que qualquer aluno possa realizar a sua pesquisa com qualidade e obter os materiais que necessita.

Principais meios de onde pesquisar artigos científicos

Existem diversas formas de buscar e encontrar produções acadêmicas para te ajudar na elaboração do seu trabalho. O interessante é utilizar mais de um meio para maximizar os resultados obtidos e reunir assim uma boa quantidade de material base.

Bibliotecas 

Apesar de frequentemente esquecidas por uma parcela significativa do público devido a praticidade dos meios digitais, as bibliotecas ainda são centros importantes de acesso e difusão do conhecimento científico.

Além de reunir livros de literatura, elas também abrigam as produções de cunho científico de diversas áreas, sejam elas recentes ou mais antigas. Uma de suas vantagens é contar com a ajuda de um especialista, o bibliotecário, para poder auxiliar na busca.

Diante disso, criar o costume de frequentar a biblioteca da instituição de ensino superior e também as bibliotecas municipais e estaduais, será muito benéfico na hora de escrever um trabalho de graduação ou pós-graduação.

Revistas especializadas em produção científica

Com o objetivo de reunir e publicar os artigos científicos com os mais variados temas, as revistas e anais acadêmicos são os recursos de publicação utilizados em todas as áreas. 

Pela maior praticidade e agilidade na organização e disponibilização das descobertas mais atuais, as revistas são, por este motivo, muito utilizadas pelos cientistas. Por meio delas, a troca de conhecimento novo é mais rápida do que esperar a publicação do livro completo.

Para contribuir para maior dispersão do conhecimento e acelerar o avanço científico, as revistas costumam ser disponibilizadas na íntegra de forma gratuita através dos sites de suas editoras.

Assim sendo, são um dos principais instrumentos de onde pesquisar artigos científicos, independente do tema que deseja investigar.

Professores e especialistas

Os professores de cursos de graduação, assim como especialistas empregados em outras instituições, frequentemente atuam também como cientistas, mantendo uma produção relevante sobre a área em que trabalham.

Seja por meio da publicação de livros ou artigos científicos, eles se destacam como importantes referências em suas áreas por manterem contato tanto com a parte de investigação quanto com o ensino.

Ao definir o tema do seu trabalho, busque pelo nome do seu próprio professor, veja o que ele tem publicado recentemente. Da mesma forma, procure saber quem são os principais nomes que escrevem sobre o tema escolhido.

Assim, todo o processo de reunir fontes para o trabalho ficará mais rápido e eficiente.

Canais do YouTube e outras redes

Com a praticidade das plataformas de vídeo, como o YouTube, e redes sociais voltadas para profissionais, como o LinkedIn, há diversos produtores especializados em divulgação científica, isto é, em difundir livros, artigos e autores de diversas áreas.

Os canais Nerdologia, do historiador Filipe Figueiredo, Canal do Pirula, do paleontólogo Paulo Miranda Nascimento, Filipe Deschamps, do engenheiro de software de mesmo nome, e também o do biólogo Átila Iamarino, são alguns dos exemplos de sucesso.

Todos os canais citados são produzidos por especialistas que se dedicam a trazer as principais obras, antigas e atuais, de suas áreas de formação. Em seus vídeos, além de comentar sobre o tema, eles também disponibilizam a referência bibliográfica das obras.

Deste modo, conferir esse tipo de conteúdo é uma forma muito interessante de encontrar boas referências para o trabalho acadêmico.

Sitesmulher realizando pesquisas de artigos científicos

A principal forma de onde pesquisar artigos científicos são os sites especializados neste tipo de busca. Seja por serem uma base de dados específica para artigos ou por facilitarem os mecanismos de busca, esses sites são grandes facilitadores para todo estudante.

Plataformas como Google Acadêmico, SciELO, Academia.Edu, Portal Capes, são apenas alguns dos melhores sites para pesquisa acadêmica que disponibilizam de forma fácil e rápida a produção científica mundial.

Conhecendo e utilizando esses variados meios para encontrar trabalhos acadêmicos, produzir aquele trabalho de graduação não será mais um problema.

 

Leia também:

TCC: os melhores sites para a pesquisa acadêmica

5 dicas para entrar na carreira acadêmica com sucesso

Estudar para o Enem: sites e ferramentas para te ajudar!

POSTS RELACIONADOS

emec