Panorama e tendências do mercado de trabalho para Engenheiros Químicos

Processos químicos são os responsáveis por vários produtos e alimentos que consumimos. Conheça mais sobre o trabalho do Engenheiro Químico.


O Engenheiro Químico é capaz de interferir em todas as fases do processo produtivo para modificar conforme a necessidade da matéria-prima. Antes de intervir, vai analisar minuciosamente e, após isso, elaborar um planejamento. 

Com a intenção de melhorar a qualidade do produto, tanto os que estão acabados, quanto os semi-acabados, realizando esses padrões sob o controle de eficiência energética, levando em conta atributos como os custos. 

Dessa forma, a  Engenharia Química é uma das áreas mais promissoras do mercado. Além disso, com o mercado cada vez mais acelerado e competitivo, ter ações de aperfeiçoamento e aumento da qualidade de inúmeros produtos é uma forma de se sobressair e ganhar destaque. 

Como está o mercado de trabalho em Engenharia Química

A Engenharia Química é uma das carreiras com mais tendência de crescimento. Segundo o site "Guia de Carreira" , existem atualmente no Brasil cerca de 35 mil engenheiros químicos que estão atuando na área, no entanto, este número ainda não é o suficiente para a demanda de profissionais qualificados que o mercado está precisando, ou seja, há pouca mão de obra e muito trabalho.

Dessa forma, o número da procura por profissionais qualificados e com conhecimentos específicos sobre os processos produtivos aumenta. 

Com o aumento da tecnologia nas indústrias, a profissão foi sendo cada vez mais favorecida, colocando os profissionais em evidência, já que através deles é possível  acelerar os processos das transformações químicas, por exemplo. 

Nesse sentido, tudo está colaborando para o crescimento dessa profissão no mercado e resultando em salários mais altos, visto que a demanda é alta e são poucos os profissionais atualmente no mercado..

Quem se forma em Engenharia Química trabalha onde

Os Engenheiros Químicos estarão presentes em vários segmentos da indústria e centros de pesquisas científicas. Sua atuação colabora para o desenvolvimento de atividades nesses dois setores. Confira algumas das indústrias que eles atuam:

  • Indústria de Papel e Borracha;
  • Indústria de Plásticos;
  • Indústria de Petroquímica;
  • Indústria de Resinas;
  • Indústria de Medicamentos;
  • Indústria de Tratamento de efluentes;
  • Indústria de Tintas;
  • Indústria de Cosméticos;
  • Indústria de Biotecnologia, etc. 

São campos amplos para o exercício da profissão. Além disso, os graduados em Engenharia Química também podem optar pela licenciatura, após realizar um mestrado ou doutorado. 

Principais áreas de atuação da Engenharia Química

O engenheiro químico é o responsável pelos processos químicos que resultam em transformar matérias primas para o uso humano. Diante disso, sua especialidade pode ser aplicada em vários segmentos, como:

Industrial

Neste ramo, o seu foco é em pesquisas para o desenvolvimento de soluções que sejam capazes de transformá-los em materiais, atuando na aceleração de processos e, ainda, na criação de equipamentos.

Nesse sentido, sua importância é bastante relevante para as rotinas industriais, contribuindo nos principais processos. Estes profissionais são encontrados em quase todo tipo de indústrias. As principais são:

  • Alimentícia;
  • Têxtil;
  • Metalúrgica;
  • Siderúrgica;
  • Petrolífera;
  • Biocombustível;
  • Produção de vidro, entre outras. 

Gestão

Aqui, é possível atuar comandando equipes de projetos, orientando como devem ser as decisões tomadas e verificando como andam os processos químicos. 

Vale ressaltar que para atuar desta forma, é necessário um curso especializado na área e o domínio de outro idioma. É comum serem contratados por multinacionais, pois contam com uma equipe grande e de alta demanda. 

Meio ambiente

Um dos setores com mais destaque é a do meio ambiente, pois os engenheiros vão buscar recuperar áreas que estão degradadas, além de verificar os impactos ambientais recorrentes. Sua atuação concentra-se em reunir técnicas para que as empresas possam extrair suas matérias-primas com sustentabilidade, ajudando a reduzir a emissão de poluentes através do monitoramento dos descartes de produtos químicos. 

Consultoria

O engenheiro químico não se vincula somente a uma empresa, é possível prestar seus serviços para vários segmentos de forma autônoma. Alguns dos seus acréscimos para uma determinada empresa são:

  • Colaborar na aceleração dos projetos;
  • Implementar tecnologias; 
  • Promover sistemáticas de gestão;
  • Sustentabilidade, etc.

Pesquisa e desenvolvimento

Também é uma área bastante promissora para estes profissionais, já que o número de pesquisas científicas na área são constantes. 

Afinal a sua contribuição pode acelerar a criação de novos produtos, técnicas inovadoras e na implementação de software e hardwares que ajudam no setor.

Perfil do profissional de Engenharia Química

Os profissionais de Engenharia Química têm atributos particulares que os ajudam a articular a técnica com a prática. Um deles é o raciocínio lógico, já que o processo químico necessita de uma visão ampla do profissional, principalmente nas pesquisas e análises a respeito da produção.

Além disso, é fundamental criar mecanismos para melhorar as técnicas de extração das matérias-primas que são usadas nas indústrias e nas fabricações de produtos. Também é importante que esses profissionais sejam bons em matemática e química, pois, durante sua atuação, vão utilizá-las bastante nos tratamentos químicos. 

Confira outras características importantes:

  • Atentos: Para que os processos ocorram corretamente é necessário estar prestando atenção a qualquer modificação e nos mínimos detalhes. 
  • Criativos: Para criar novas fórmulas que possam resultar em um aperfeiçoamento dos produtos já existentes ou na criação de novos.
  • Sociáveis: Aqueles que optam pela gestão, vão comandar equipes com pessoas de personalidade diferentes, por isso é importante ter uma boa relação com todos e uma comunicação bem definida, clara e concisa. 

O Engenheiro Químico, assim como qualquer outro profissional, deve buscar atualizações do mercado e principalmente da sua área, assim apresentará resultados inovadores.

Curso de Engenharia Química da Unit 

O curso de Engenharia Química pode ser encontrado na Unit na modalidade presencial, que é uma das faculdades com maior prestígio no mercado, tendo uma das maiores notas no MEC (Ministério da Educação), sem dúvidas formando os melhores profissionais para o mercado.

Com matérias que abrangem vários segmentos como física, matemática e química, o estudante está preparado para entender sobre as mais diversas reações químicas e seus processos, colaborando nas suas práticas dentro de uma indústria ou centros de pesquisa. 

Os alunos da Unit entram no mercado de trabalho preparados para colocar em prática os conhecimentos e técnicas adquiridos durante a graduação. 

A Unit prepara os seus alunos de Engenharia Química para colocar em prática os seus conhecimentos nas indústrias e em ambientes de processos químicos. O ajudando a visualizar sua rotina na área, facilitando seu desenvolvimento nas atividades profissionais.

Tudo isso graças à estrutura moderna que a instituição oferece, com laboratórios de ponta e tecnológicos, além do corpo docente preparado, qualificado e atualizado sobre os diferentes estudos científicos e de mercado. 

POSTS RELACIONADOS

emec