Publicitário: A profissão, como é o curso de Publicidade e onde estudar!

Seja o mestre das palavras e imagens! Descubra como é ser um Publicitário e aprenda sobre as habilidades necessárias para criar campanhas publicitárias.


O publicitário é o profissional responsável pela formulação de estratégias, planejamento e atendimento ao cliente, mediante a realização pesquisas de mercado e seleção de mídias, que devem ser usada para determinada proposta, com a finalidade de comunicar produtos, ideias, ou projetos e também de fortalecer a imagem da empresa.

O curso de Publicidade é bastante diversificado e oferece um mercado de trabalho promissor, especialmente, devido à popularização das mídias sociais. Esse profissional desempenha diversas atividades, como por exemplo, a criação de campanhas publicitárias, desenhos de logotipos, criação de embalagens de produtos, desenvolvimento de uma marca e elaborar estratégias de vendas.

Desse modo, é de suma importância compreender um pouco mais a respeito da profissão do Publicitário, como se tornar, como é o curso e sua grade curricular, quais são as áreas de atuação, onde estudar para ingressar nesta carreira promissora e dentre outras informações pertinentes para se tornar um bom profissional. 

Como é a profissão de Publicitário

O publicitário é o profissional que atua na elaboração de planos de comunicação de uma empresa ou de uma marca. Um profissional desta área pode criar campanhas publicitárias, desenhar logotipos, criar embalagens de produtos, desenvolver e manter a imagem de uma marca e elaborar estratégias de vendas, que atinjam o público desejado.

Além de campanhas publicitárias, as campanhas eleitorais também costumam ser elaboradas por profissionais dessa área. Esse profissional pode definir a campanha de um partido ou apenas de um dos candidatos, gerenciar e definir as diretrizes para a equipe de comunicação e acompanhar de perto desde a escolha do visual do candidato até as palavras escolhidas para seus pronunciamentos, como por exemplo.

Áreas de atuação do Publicitário

Para quem é formado em publicidade existem oportunidades em diversos tipos de empresas, inclusive de domínio público. Continua a ser um futuro promissor para quem quer trabalhar ou trabalhar de forma autónoma na região. A seguir confira algumas das principais áreas que o publicitário pode atuar:

Agências de publicidade 

 É o ambiente mais tradicional para esse profissional, que possibilita a atuação em diferentes segmentos, como o de atendimento, no qual ele faz a intermediação entre agência e cliente.

Veículos de comunicação 

O publicitário pode atuar em diferentes veículos de comunicação como TV, rádio, jornais, revistas e portais digitais.

Órgãos públicos ­ 

Para quem almeja mais estabilidade pode atuar em departamentos de comunicação de órgãos públicos federais, estaduais e municipais. 

Empreendedorismo 

Para quem pretende ter o próprio negócio e empreender na área, é possível abrir a própria agência, coordenar equipes e prospectar clientes.

Freelancer 

Com o crescimento do marketing digital, houve um aumento das oportunidades para o publicitário atuar como freelancer, na qual oferece serviços para criação de campanhas e gerenciamento das redes sociais de marcas e empresas.

Empresas (departamentos de comunicação)

É possível trabalhar em departamentos de marketing e comunicação de empresas, realizando ações voltadas para:

  • Fortalecimento da marca;
  • Gerenciamento de mídias;
  • Pesquisa de mercado;
  • Desenvolvimento de produtos;
  • Estratégias para aumento de vendas;
  • Promoção de eventos.

Como é o curso de Publicidade e Propaganda

O curso de Publicidade tem duração média de quatro anos. Segundo o Ministério da Educação (MEC), a graduação de Publicidade e Propaganda é considerada uma habilitação de Comunicação Social e, por isso, deve seguir suas diretrizes.

Por isso, é necessário incluir conteúdos básicos, teóricos e práticos, que estejam relacionados tanto à área geral da Comunicação quanto à habilitação. Enquanto, que os conteúdos específicos são definidos pelas Instituições de Ensino conforme os objetivos e o perfil traçados aos egressos.

O núcleo de conteúdos básicos do curso de Publicidade e Propaganda envolve reflexões e aplicações relacionadas ao campo da Comunicação Social em geral e à habilitação específica. Esses conhecimentos são categorizados nos seguintes tópicos:

  • Conteúdos teórico-conceituais;
  • Conteúdos analíticos e informativos sobre a atualidade;
  • Conteúdos de linguagens, técnicas e tecnologias midiáticas,
  • Conteúdos ético-políticos.

Para finalizar a graduação, é necessário realizar estágios supervisionados, elaborar e apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Onde estudar Publicidade e Propaganda

O curso de Publicidade e Propaganda pode ser encontrado na UNIT, uma das faculdades de maior prestígio no mercado, reconhecida com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC). 

A Unit tem destaque no Ensino Superior por sua excelência de ensino, pesquisa e extensão, responsabilidade social, gestão e corpo docente. Atualmente, ela está posicionada entre as dez Universidades brasileiras com melhores cursos de mestrado e doutorado do país.

Dessa forma, a UNIT tem o compromisso com a empregabilidade do aluno , mediante o incentivo à ampla formação do estudante, realizado por meio de prestação de serviços gratuitos, com orientação profissional (entrevistas e estruturação de currículos) e oportunidades exclusivas de estágios.

Além disso, quem se torna aluno na instituição tem acesso a programas de mobilidade, intercâmbio, através da cooperação acadêmica em instituições educacionais estrangeiras conveniadas (em universidades de mais de 18 países), que possibilitam o aprendizado acadêmico, científico, de idiomas e culturas, mantendo o vínculo com a instituição origem.

Quem estuda na Unit está preparado para se tornar um profissional capacitado para atuar no mercado de trabalho nacional e internacional!

Curso de Publicidade e Propaganda na Unit

O principal objetivo da faculdade de Publicidade e Propaganda da Unit é formar profissionais qualificados nas diversas áreas de atuação, proporcionando o aprendizado contínuo por meio de atividades de extensão e da pesquisa acadêmica.

O futuro publicitário poderá atuar em diferentes campos, pois a área de Publicidade e Propaganda apresenta ampla perspectiva de trabalho, principalmente com a expansão do conteúdo digital.

Portanto, não perca tempo! Aqui, a troca de experiências e oportunidades de crescimento esperam por você, venha ser um aluno da UNIT!

POSTS RELACIONADOS

emec