ESTUDE NA UNIT
FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Pós-graduação em
Educação Inclusiva e Metodologias Ativas

INSCREVA-SE JÁ!

CLIQUE AQUI

Esta especialização foi cuidadosamente planejada objetivando atender os profissionais da área que vêm na Educação Inclusiva o caminho que respeita as diferenças, priorizando a aprendizagem real e a criação de sistemas de educação equitativos, ou seja, ambientes de aprendizagem que sejam capazes de atender a todos (crianças, adolescentes, jovens a adultos), respeitando suas características individuais, intelectuais, sociais, físicas, entre outras.


Através das Metodologias Ativas, esta especialização visa capacitar seus participantes no desenvolvimento de estratégias de ensino que viabilizem o aprendizado de forma autônoma e participativa, através de situações reais que estimulem o pensar além.


Para potencializar o aprendizado, serão utilizados, de acordo com a natureza de cada módulo, métodos variados de ensino, como: Aprendizagem baseada em projetos, Aprendizagem baseada em problemas, Aprendizagem por pares, Estudos de Casos, Seminários, Sala de Aula Invertida, entre outros.

Ao concluir as disciplinas, não é necessário entrega de TCC de acordo com RESOLUÇÃO  Nº 1, DE 6 DE ABRIL DE 2018 que; Estabelece diretrizes e normas para a oferta dos cursos de pós-graduação lato sensu denominados cursos de especialização, no âmbito do Sistema Federal de Educação Superior.

Encontros Quinzenais
 Sábados de 8h às 12h / 13h às 17h

Previsão de Início: Março 2025

Conheça mais sobre o nosso curso de Educação Inclusiva e Metodologias Ativas

Esta especialização foi cuidadosamente planejada objetivando atender os profissionais da área que vêm na Educação Inclusiva o caminho que respeita as diferenças, priorizando a aprendizagem real e a criação de sistemas de educação equitativos, ou seja, ambientes de aprendizagem que sejam capazes de atender a todos (crianças, adolescentes, jovens a adultos), respeitando suas características individuais, intelectuais, sociais, físicas, entre outras.


Através das Metodologias Ativas, esta especialização visa capacitar seus participantes no desenvolvimento de estratégias de ensino que viabilizem o aprendizado de forma autônoma e participativa, através de situações reais que estimulem o pensar além.


Para potencializar o aprendizado, serão utilizados, de acordo com a natureza de cada módulo, métodos variados de ensino, como: Aprendizagem baseada em projetos, Aprendizagem baseada em problemas, Aprendizagem por pares, Estudos de Casos, Seminários, Sala de Aula Invertida, entre outros.

Ao concluir as disciplinas, não é necessário entrega de TCC de acordo com RESOLUÇÃO  Nº 1, DE 6 DE ABRIL DE 2018 que; Estabelece diretrizes e normas para a oferta dos cursos de pós-graduação lato sensu denominados cursos de especialização, no âmbito do Sistema Federal de Educação Superior.

Carga horária
360 Horas

Encontros Quinzenais
 Sábados de 8h às 12h / 13h às 17h

Previsão de Início: Março 2025

Quais são os diferenciais
dessa pós-graduação?

Desenvolver processos pedagógicos de modo a considerar a singularidade da aprendizagem das pessoas e as benesses do convívio no ambiente escolar;

Promover processos pedagógicos dedicados a educandos com transtornos globais de desenvolvimento, ou do espectro autista ou ainda a estudantes com altas habilidades e/ou superdotação;

Aplicar processos pedagógicos que estimulem nos educandos uma aprendizagem autônoma e participativa aplicando as variadas metodologias ativas aprendidas.

Confira as disciplinas

Espaços de ensino-aprendizagem. Anatomia da sala de aula. Histórico, princípios, conceitos e vantagens da ABP. Aprendizagem tradicional e aprendizagem colaborativa. Bases cognitivas da ABP. Atores e elementos da ABP. Construções de situações problemas.

Conceitos e aplicações de metodologias ativas. O educando como protagonista do processo de ensino-aprendizagem. A sala de aula invertida. Modelo invertido de aprendizagem. Implementação da sala de aula invertida. Peer Instruction. Preparação de conteúdo para aula invertida. Práticas reflexivas durante a aula invertida. Avaliação e autoavaliação da aula invertida.

Teorias do desenvolvimento de Piaget e a perspectiva sociocultural de Vygotsky. Psicologia do desenvolvimento. Dimensões cognitiva, psicomotora, social e emocional-afetiva. Processos cognitivos básicos e desenvolvimento intelectual. Aspectos afetivos e desenvolvimento motor na infância, adolescência, vida adulta e velhice.

Histórico e conceitos da cultura maker associada à educação. Movimento maker. Engajamento do educando em sala de aula. Aprendizagem criativa. Aspectos pedagógicos na cultura maker.

História e conceitos da educação inclusiva no sistema escolar. Diversidade na aprendizagem e suas demandas por especificidades. Políticas, diretrizes e práticas pedagógicas na educação inclusiva.

Conceitos e aplicações da gamificação no processo de aprendizagem. Teoria da diversão. Conceitos e aplicações de Gamificação. Classificação dos games. Motivação, engajamento e competição. Ambiente virtual de ensino e gamificação. Projeto de gamificação educacional.

Processos de aprendizagem colaborativa. Desenvolvimento de habilidades tecnológicas. Processo de construção de aprendizagem a partir do protagonismo do educando e com mediação do docente. Conceitos e aplicações de metodologias ativas para o ensino de crianças, adolescentes, jovens e adultos. Ensino híbrido.

Aspectos históricos das metodologias ativas e a interação com a educação do século XXI. Teorias pedagógicas e andragógicas modernas. Educação no século XXI. Ensino e aprendizagem na era digital: questões metodológicas de ensino-aprendizagem. Inovações metodológicas e tecnológicas no processo de ensinagem.

Neuroanatomia funcional. Desenvolvimento auditivo, visual, motor, cognitivo e linguagem da criança. Motricidade. Desenvolvimento neuropsicomotor da criança. Intervenção na estimulação motora e psicossocial da criança.

Conceitos de tecnologias educacionais. Competências docentes na interface das tecnologias educacionais. Cultura Digital. Cidadania digital e a prática docente reflexiva. Neuroeducação e estilos de aprendizagem. As doenças e distúrbios da mente. Programa de neuroeducação para a felicidade.

Aprendizado com metodologias ativas. Roteiro de elaboração do plano de aula. Processo de construção do plano de ensino. Definição do objetivo, do tema, dos conteúdos, duração, recursos didáticos, metodologia e processo avaliativo. Escolha da metodologia ativa. O papel do docente na análise do perfil da turma.

Bases conceituais de aquisição da linguagem e escrita. Conceito de linguagem, língua e fala. Linguagem como inclusão e exclusão. Estudo da linguagem: fonética, fonologia, morfologia, sintaxe, semântica, lexicologia, terminologia, estilística, pragmática, filologia. Consciência fonológica e princípio alfabético. Habilidades metalinguísticas sintática, semântica e fonológica. Distúrbios da aprendizagem, da leitura e da escrita. Abordagem em princípios dos métodos de alfabetização.

Introdução ao processo avaliativo em metodologias ativas. Avaliação formativa. Avaliação diagnóstica. Avaliação entre pares. Seminários. Debates. Produção de conteúdo como processo avaliativo. Ferramentas para avaliação em metodologias ativas.

Novas formas de produção e disseminação doconhecimento no âmbito da educação. Dinâmicas interdisciplinares. Inovações no sistema de ensino. Projetos interdisciplinares e integradores. Transdisciplinaridade e dinâmicas transdisciplinares. Práticas inovadoras no ensino. Conceitos e casos de inovação na educação. Como fazer um projeto.

Teorias da Aprendizagem. Behaviorismo. Gestalt. Motivação. Processos cognitivos. Aprendizagem Significativa. Produção cultural e aprendizagem.
Perspectivas construtivistas. Aprendizagens nas
Ciências. Processos cognitivos no estudo da linguagem, memória, atenção, inteligência e imaginação.

Conceitos de software e suas aplicações em ambientes educacionais. Tipos de software educacionais e seu manuseio em sala de aula. Softwares multitarefas e Softwares de jogos educacionais e raciocínio lógico. Softwares de matemática, geografia, artes e multimídia.

Distúrbios cognitivos e comportamentais produzidos por alterações psicológicas. Abordagem Psicopedagógica referente aos distúrbios de aprendizagem. Aspectos neuropsicológicos relacionados às dificuldades e às alterações produzidas por doenças neurológicas que podem afetar os processos cognitivos. Caracterização dos distúrbios de aprendizagem.

Principais transtornos psicopatológicos na infância e adolescência. Transtornos da aprendizagem. Transtornos das habilidades motoras. Transtornos da comunicação (linguagem). Transtorno do déficit de atenção hiperativa. Transtornos do Comportamento Disruptivo. Transtornos Depressivos na Infância. Transtornos Globais do Desenvolvimento (Autismo Infantil). Transtornos de Tique. Transtornos da Excreção. Transtornos de Ansiedade na Infância. Fobias específicas e Fobia social.

Investimento

MATRÍCULA *

PARCELAS DE

Benefícios

**Matrícula a partir de * e 15% de bolsa nas parcelas até o final do curso, sendo parcelas de totalizando

**Matrícula a partir de * e 20% de bolsa para EGRESSOS UNIT nas parcelas até o final do curso, sendo parcelas de totalizando


**Consulte condições de bolsa, parcelamento e cursos elegíveis em unit.br/regulamentos.

Conheça alguns professores

Coordenação

Mário Gouveia Júnior
Mário Gouveia Júnior

Mestre em Ciência da Informação (Universidade Federal de Pernambuco). Especialista em Cultura Pernambucana. Especialista em Metodologias Ativas. Bacharel em Biblioteconomia e Licenciado em História (ambos pela Universidade Federal de Pernambuco). Atualmente é coordenador geral da Pós-graduação lato sensu da UNIT-PE. É professor Conteudista e Formador da Educação a Distância - EaD na Escola Técnica Estadual Professor Antônio Carlos Gomes da Costa - ETEPAC no Curso Técnico em Biblioteconomia - EaD no estado de Pernambuco.

E-mail: mario_gouveia@pe.unit.br

Corpo Docente

Valéria Oliveira
Lattes
Valéria Oliveira

Doutora em Educação Tecnológica/ PPGEDUMATEC/UFPE; Especialista em Gestão Educacional/ UFPE; É Pedagoga e atua há mais de 20 anos nos diversos segmentos, da Educação básica à Pós Graduação. É consultora na área de formação de professores com foco em avaliação da aprendizagem e tecnologia educacional; Possui ampla experiência na docência e em cargos de gestão acadêmica; Atualmente coordena o Doutorado Interinstitucional em Educação da Universidade Tiradentes.

Carlos Henrique
Lattes
Carlos Henrique

Mestre em Tecnologia Ambiental, pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP). Especialista em Gestão Escolar – administração, supervisão, orientação e inspeção pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI), Gestão de Logística e bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE). Desde maio de 2010 está vinculado ao Conselho Regional de Administração de Empresas de Pernambuco (CRA/PE). Na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), na função de Tutor Virtual, ministrou a disciplina de Gestão de Operações Logísticas, no curso de Bacharelado em Administração Pública pela Universidade Aberta do Brasil (UAB). No MBA de Logística Farmacêutica da Faculdade ESUDA, em 2023, ministrou as disciplinas de Gestão de Operações e Supply Chain e Gestão de Transportes. Atualmente, como professor convidado, ministra as disciplinas de Gestão da Produção e Operações Logísticas, Gestão de Estoques e Armazenagem e Green Supply Chain, no MBA de Gestão Empresarial na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).

Andréa César
Lattes
Andréa César

Graduada em Administração e Comércio pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do Cabo de Sto. Agostinho; Especialista em Educação a Distância e em Pedagogia do e-Learning pela Universidade Aberta de Portugal. É professora EaD na graduação e pós graduação, com foco em Tecnologias Educacionais, Metodologias Ativas, Qualidade e Segurança do Trabalho. Tem experiência em modelagem de projetos educacionais para Educação a Distância, em gestão de produção de conteúdo para EaD, com ênfase na modelagem de Objetos de Aprendizagem (Projeto PRODIOA – CAPES/IFPE), em gestão da tutoria virtual dos cursos técnicos EaD ofertados pelo Estado de Pernambuco (SEE-PE) e implementação de Projetos de Ensino a Distância.

Gerly Sandra
Lattes
Gerly Sandra

Mestre em Tecnologia Ambiental no ITEP (Associação Instituto de Tecnologia de Pernambuco). Pós-graduada em Gestão Ambiental pela Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE e Curso de Extensão em Educação Ambiental pela UAB - UFRPE. Possui Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP (1992). Licenciatura em Geografia pela UNIVERSO (2012) .

Veja também outros cursos da área

Presencial 360 horas

Matrícula: R$ 69
21 PARCELAS DE:
R$ 337,69

Presencial

Matrícula: R$ 69,90
24 PARCELAS DE:
R$ 320.90

Presencial 360 horas

Matrícula: R$ 69,00
24 PARCELAS DE:
R$ 315,60

Presencial 360 horas

Matrícula: R$ 69
24 PARCELAS DE:
R$ 337,69


Confira nosso blog

Ainda tem dúvidas e quer saber mais sobre
nossa Pós-graduação?

Realize um cadastro rápido para obter outras informações e comece a trilhar uma carreira de sucesso com a Unit Pós!