Esta especialização foi cuidadosamente planejada objetivando atender os profissionais da área que vêm na Educação Inclusiva o caminho que respeita as diferenças, priorizando a aprendizagem real e a criação de sistemas de educação equitativos, ou seja, ambientes de aprendizagem que sejam capazes de atender a todos (crianças, adolescentes, jovens a adultos), respeitando suas características individuais, intelectuais, sociais, físicas, entre outras.
Através das Metodologias Ativas, esta especialização visa capacitar seus participantes no desenvolvimento de estratégias de ensino que viabilizem o aprendizado de forma autônoma e participativa, através de situações reais que estimulem o pensar além.
Para potencializar o aprendizado, serão utilizados, de acordo com a natureza de cada módulo, métodos variados de ensino, como: Aprendizagem baseada em projetos, Aprendizagem baseada em problemas, Aprendizagem por pares, Estudos de Casos, Seminários, Sala de Aula Invertida, entre outros.
Ao concluir as disciplinas, não é necessário entrega de TCC de acordo com RESOLUÇÃO Nº 1, DE 6 DE ABRIL DE 2018 que; Estabelece diretrizes e normas para a oferta dos cursos de pós-graduação lato sensu denominados cursos de especialização, no âmbito do Sistema Federal de Educação Superior.
Carga horária
360 Horas
Encontros Quinzenais
Sábados de 8h às 12h / 13h às 17h
Previsão de Início: Março 2025
MATRÍCULA *
PARCELAS DE
*Matrícula promocional por tempo limitado. Não aplicável às áreas de: Medicina e Odontologia. Consulte o regulamento.
**Matrícula a partir de * e 15% de bolsa nas parcelas até o final do curso, sendo parcelas de totalizando
**Matrícula a partir de * e 20% de bolsa para EGRESSOS UNIT nas parcelas até o final do curso, sendo parcelas de totalizando
Mestre em Ciência da Informação (Universidade Federal de Pernambuco). Especialista em Cultura Pernambucana. Especialista em Metodologias Ativas. Bacharel em Biblioteconomia e Licenciado em História (ambos pela Universidade Federal de Pernambuco). Atualmente é coordenador geral da Pós-graduação lato sensu da UNIT-PE. É professor Conteudista e Formador da Educação a Distância - EaD na Escola Técnica Estadual Professor Antônio Carlos Gomes da Costa - ETEPAC no Curso Técnico em Biblioteconomia - EaD no estado de Pernambuco.
E-mail: mario_gouveia@pe.unit.br
Doutora em Educação Tecnológica/ PPGEDUMATEC/UFPE; Especialista em Gestão Educacional/ UFPE; É Pedagoga e atua há mais de 20 anos nos diversos segmentos, da Educação básica à Pós Graduação. É consultora na área de formação de professores com foco em avaliação da aprendizagem e tecnologia educacional; Possui ampla experiência na docência e em cargos de gestão acadêmica; Atualmente coordena o Doutorado Interinstitucional em Educação da Universidade Tiradentes.
Mestre em Tecnologia Ambiental, pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP). Especialista em Gestão Escolar – administração, supervisão, orientação e inspeção pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI), Gestão de Logística e bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE). Desde maio de 2010 está vinculado ao Conselho Regional de Administração de Empresas de Pernambuco (CRA/PE). Na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), na função de Tutor Virtual, ministrou a disciplina de Gestão de Operações Logísticas, no curso de Bacharelado em Administração Pública pela Universidade Aberta do Brasil (UAB). No MBA de Logística Farmacêutica da Faculdade ESUDA, em 2023, ministrou as disciplinas de Gestão de Operações e Supply Chain e Gestão de Transportes. Atualmente, como professor convidado, ministra as disciplinas de Gestão da Produção e Operações Logísticas, Gestão de Estoques e Armazenagem e Green Supply Chain, no MBA de Gestão Empresarial na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).
Graduada em Administração e Comércio pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do Cabo de Sto. Agostinho; Especialista em Educação a Distância e em Pedagogia do e-Learning pela Universidade Aberta de Portugal. É professora EaD na graduação e pós graduação, com foco em Tecnologias Educacionais, Metodologias Ativas, Qualidade e Segurança do Trabalho. Tem experiência em modelagem de projetos educacionais para Educação a Distância, em gestão de produção de conteúdo para EaD, com ênfase na modelagem de Objetos de Aprendizagem (Projeto PRODIOA – CAPES/IFPE), em gestão da tutoria virtual dos cursos técnicos EaD ofertados pelo Estado de Pernambuco (SEE-PE) e implementação de Projetos de Ensino a Distância.
Mestre em Tecnologia Ambiental no ITEP (Associação Instituto de Tecnologia de Pernambuco). Pós-graduada em Gestão Ambiental pela Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE e Curso de Extensão em Educação Ambiental pela UAB - UFRPE. Possui Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP (1992). Licenciatura em Geografia pela UNIVERSO (2012) .
Realize um cadastro rápido para obter outras informações e comece a trilhar uma carreira de sucesso com a Unit Pós!