Como surgiu a Engenharia Civil

Conheça a história da Engenharia Civil e seu papel no desenvolvimento da humanidade. Descubra como essa profissão surgiu e evoluiu ao longo dos séculos


A Engenharia Civil é uma das profissões mais antigas do mundo, surgindo a partir da necessidade humana de construir abrigos e estruturas para se proteger do ambiente. Descubra mais aqui!

Responsável pela construção de obras de infraestrutura como edifícios, estradas, pontes, sistemas de transporte, hidrelétricas, entre outros, a Engenharia Civil se destaca por ser uma das áreas mais antigas da Engenharia.

Existem milhares de obras pelo mundo que são verdadeiros marcos da beleza e importância do trabalho dos engenheiros, tais como a Usina Hidrelétrica de Itaipu na fronteira Brasil-Paraguai, a Ponte Golden Gate em São Francisco, o Burj Khalifa em Dubai e muitas outras.

Então, conhecer o que é a Engenharia Civil e como ela contribui no dia-a-dia da sociedade é muito importante, principalmente para aqueles que desejam ingressar nessa profissão.

História da Engenharia Civil 

A Engenharia Civil é uma das áreas mais antigas da engenharia, remontando a mais de 5.000 anos. Desde as primeiras civilizações, os engenheiros civis foram responsáveis pela construção de obras públicas como sistemas de irrigação, estradas, pontes e edifícios.

No Império Romano, houve um grande avanço com a construção de aquedutos e estradas pavimentadas e logo após, na Idade Média, os engenheiros civis se especializaram na construção de fortalezas e castelos, além de pontes e sistemas de abastecimento de água.

Mais à frente, com a Revolução Industrial no século XVIII, ocorreram grandes mudanças, com o surgimento de novos materiais e tecnologias que permitiram a construção de edifícios cada vez mais altos e pontes mais longas.

No século XX, a Engenharia Civil evoluiu ainda mais, com o desenvolvimento de novos materiais como o concreto armado e aço estrutural, além da automação e informatização dos processos de projeto e construção.

Muitas das obras construídas ao longo de sua história se mantêm em boas condições até os dias de hoje, mostrando a habilidade, competência e importância do engenheiro civil na sociedade.

O que é Engenharia Civil?

A Engenharia Civil é a área da engenharia responsável pelo projeto, construção e manutenção de obras de grande porte, como edifícios, pontes, estradas, sistemas de abastecimento de água e esgoto, portos, aeroportos e usinas de energia.

O trabalho do engenheiro civil envolve várias etapas, desde a concepção do projeto até a entrega da obra, onde realizam estudos preliminares para avaliar a viabilidade da construção, desenvolvem o projeto executivo, elaboram os desenhos técnicos e definem os materiais a serem utilizados. 

Então, para cumprir essas funções, os engenheiros utilizam conhecimentos técnicos avançados em áreas como mecânica dos sólidos, hidráulica, geotecnia, materiais de construção e gestão de projetos para garantir a qualidade e a segurança das estruturas.

Em seu cotidiano, os engenheiros civis possuem papel importante no planejamento urbano, garantindo que as cidades sejam desenvolvidas de forma sustentável e integrada ao meio ambiente.

No Brasil, podemos ver o que é a Engenharia Civil por meio de diversas obras de grande porte fundamentais como, por exemplo, a Usina Hidrelétrica de Itaipu, a ponte Rio-Niterói, o metrô de São Paulo e o porto de Santos.

Quais são as áreas que um engenheiro civil pode atuar?

engenheiro civil trabalhando

As áreas da Engenharia Civil são amplas e diversificadas, com uma variedade de especializações que podem ser escolhidas de acordo com as preferências e habilidades de cada engenheiro. Algumas das principais áreas são:

  • Construção Civil: planejamento, gestão e execução de obras de construção, desde edifícios residenciais e comerciais até grandes infraestruturas.
  • Geotecnia: estudo dos solos e rochas para avaliação da estabilidade de taludes, fundações, barragens, túneis, entre outros.
  • Hidráulica e recursos hídricos: planejamento e gestão de recursos hídricos, projetos de irrigação, sistemas de drenagem, entre outros.
  • Transportes: planejamento, projeto e gestão de sistemas de transporte, como estradas, ferrovias, portos e aeroportos.
  • Meio ambiente: gestão de resíduos, controle da poluição do ar e da água, estudos de impacto ambiental, entre outros.
  • Gerenciamento de projetos: gestão de equipes e projetos de construção, coordenação de prazos e orçamentos, análise de riscos, entre outros.

Existem muitas outras áreas na Engenharia Civil, cada uma delas tem suas particularidades e desafios próprios, exigindo habilidades e interesses diferentes.

É preciso saber desenhar para ser engenheiro civil?

Embora o desenho técnico seja uma habilidade importante desenvolvida no curso de Engenharia Civil, não é necessário que o profissional tenha um grande domínio de desenho para atuar profissionalmente.

Atualmente, a maioria dos projetos são feitos com o uso de softwares de desenho assistido por computador, como o AutoCAD, que facilitam a criação de desenhos técnicos precisos e detalhados.

No entanto, é importante ter uma boa compreensão dos princípios do desenho técnico, como normas de representação gráfica, escalas, símbolos, entre outros.

Assim, o profissional poderá comunicar de forma clara suas ideias e projetos para outros membros da equipe, como arquitetos, empreiteiros e clientes.

O que o engenheiro civil não pode fazer? 

O engenheiro civil não pode executar atividades que não sejam de sua competência profissional, ou seja, deve atuar apenas nas áreas em que possui formação e habilitação legal para exercer. Além disso, ele não pode: 

  • Desrespeitar as normas técnicas, legislações, padrões de qualidade e segurança estabelecidos pelos órgãos reguladores;
  • Executar projetos ou obras sem as devidas autorizações e licenças legais;
  • Fazer uso indevido ou negligente de recursos financeiros, ou materiais;
  • Aceitar propinas, subornos ou favores em troca de serviços, ou contratos;
  • Não considerar a segurança e a sustentabilidade em seus projetos e obras;
  • Não prestar atenção aos requisitos de acessibilidade e inclusão em seus projetos;
  • Agir de forma desonesta, desleal, antiética ou irresponsável em sua atuação profissional.

A Engenharia Civil é um setor profissional muito rico e com demanda constante por profissionais qualificados. Confira mais sobre a graduação em Engenharia Civil e descubra como iniciar da melhor forma a sua carreira profissional!

Engenheiro Elétrico: como é a profissão, onde estudar e mais!
Conheça a diferença entre Biomedicina e Medicina
Cientista da Computação: como é a profissão, onde estudar e mais!

Algo poderoso

Conte mais para o leitor

O título e o subtítulo contam para nós o que você está oferecendoe o título do formulário confirma. Aqui, você pode explicar por que sua oferta é tão boa que vale a pena preencher um formulário por ela.

Lembre-se:

  • Marcadores são ótimos
  • Para explicar os beneícios e
  • Transformar visitantes em leads.

MAIS LIDAS DO MÊS

Áreas de atuação da Biomedicina
TCC: os melhores sites para a pesquisa acadêmica
Origem dos idiomas: como surgiram as línguas que conhecemos?
O que faz um profissional de TI: Entenda as áreas de atuação
Áreas de atuação da Fisioterapia
Como financiar faculdade de Medicina
Conheça os tipos de Engenharia

POSTS RELACIONADOS

emec