Bacharelado x Licenciatura

Diferença entre bacharelado e licenciatura

Como essas duas modalidades de formação funcionam, o que as tornam diferentes e quais suas semelhanças. Leia a seguir e entenda!


Dentre todas as dúvidas que envolvem a vida acadêmica, as relacionadas à graduação talvez sejam as mais recorrentes. 

Entre elas, existe a diferença entre bacharelado e licenciatura e o que envolve cada uma dessas modalidades.

Resumidamente, o bacharelado prepara profissionais para atuar em inúmeras áreas, enquanto a licenciatura é focada em formar professores e educadores.

Diante disso, vamos aprofundar essas informações
de maneira mais detalhada para maior compreensão.


Bacharelado

Os cursos de bacharelado formam estudantes que pretendem atuar em diversas profissões, como Administração e todos os tipos diferentes de Engenharia.

Em outras palavras, são os cursos “clássicos”, daqueles que se entra na faculdade pública ou privada, se deseja seguir em empregos relacionados à área.

Quem se forma em Contabilidade, por exemplo, vai trabalhar no departamento financeiro das empresas. Quem tem o diploma de Direito pode ser advogado, juiz, delegado ou fazer parte da área jurídica de alguma instituição.

O bacharel, portanto, tem total liberdade para atuar dentro da área que estudou – de acordo com as normas de cada uma –, sem que isso exija uma licença.

Se alguém que completou o bacharelado desejar ministrar aulas para ensinar outras pessoas, deve fazer uma pós-graduação stricto sensu mestrado e doutorado). 

Desta forma, a pessoa complementa as funções convencionais de sua profissão para se tornar um professor ou concilia as duas atividades de maneira paralela.


Duração

A duração das formações em bacharelado dependem de cada curso. Em média, porém, a duração é de 4 a 5 anos – com exceção da medicina, que dura entre 6 a 9 anos.

Veja alguns exemplos abaixo:

  • Administração: 4 anos
  • Arquitetura e Urbanismo: 5 anos
  • Biomedicina: 4 anos
  • Direito: 5 anos
  • Engenharia Civil/Mecânica/Química: 5 anos
  • Farmácia: 5 anos
  • Jornalismo: 4 anos
  • Nutrição: 4 anos
  • Odontologia: 5 anos
  • Psicologia: 5 anos
  • Publicidade e Propaganda: 4 anos

Para completar a formação e receber o diploma, o aluno deve passar por uma fase de estágio supervisionado – remunerado ou não. No caso da medicina, esse período de experiência é representado pela residência.


Licenciatura
professora-durante-licenciatura

Os cursos de licenciatura, por sua vez, servem para formar os profissionais que têm o objetivo de lecionar.

Interessados em dar aulas para crianças da educação infantil e Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) devem passar pela licenciatura de Pedagogia.

As disciplinas encontradas no currículo acadêmico do Ensino Fundamental II (6º a 9º ano) e Ensino Médio também têm a mesma exigência.

Profissionais com a capacitação oficializada podem ministrar aulas em escolas da rede pública e privada de todo o país, bem como em cursinhos preparatórios para vestibular.

Os professores também têm a opção de atuar de forma independente, trabalhando com aulas particulares, reforço acadêmico, suporte em plataformas digitais e a elaboração de materiais didáticos, como livros e apostilas.

Algumas opções oferecem a possibilidade de obter as duas formações. A Unit, por exemplo, oferece dois cursos de Educação Física, sendo um bacharelado e o outro licenciatura.

Assim, o estudante pode optar pelo curso de acordo com seu objetivo de carreira. E caso queira ter as duas formações, pode usar o diploma para aproveitar algumas disciplinas e  conquistar o segundo título com uma segunda graduação.

Ao final do curso, os estudantes devem fazer um estágio de licenciatura. Geralmente, eles têm essas experiências ao trabalhar como professores auxiliares em salas de aulas de escolas públicas ou particulares.

Além das habilidades adquiridas ao longo do processo de aprendizagem, profissionais dessa área sabem o que são as soft skills necessárias para atuar com a educação, incluindo boa didática, liderança, facilidade para a comunicação em público, paciência, criatividade, etc.


Duração

Em média, as licenciaturas duram de 3 a 4 anos, dependendo da escolha do curso e da instituição de ensino. As universidades públicas determinam que as grades curriculares devem durar 8 semestres, isto é, 4 anos.

Áreas em que é possível obter a licenciatura para lecionar:

  • Biologia
  • Educação Física
  • Física
  • Geografia
  • História
  • Letras
  • Matemática
  • Pedagogia
  • Química


Além da diferença entre bacharelado e a licenciatura

Apesar de toda a diferença entre bacharelado e licenciatura apresentada nos tópicos anteriores, existem algumas semelhanças que valem a pena serem notadas.

Nas duas formações, o estudante conquista o diploma de nível superior e sai da universidade já apto para trabalhar na área, prestar um concurso público ou começar uma pós-graduação.

Em ambos os casos, o diploma só é válido se a instituição de ensino for devidamente reconhecida e credenciada no Ministério da Educação (MEC).

Outro ponto importante é que a exigência para o ingresso nos dois módulos de ensino superior também é a mesma: ter o Ensino Médio completo.

Ainda sobre a entrada na faculdade, tanto o bacharelado quanto a licenciatura permitem a realização do vestibular online ou presencial, sejam as provas tradicionais ou agendadas, bem como a usar sua nota do Enem.

Com os resultados do Enem, é possível também encontrar oportunidades por meio de outros programas estudantis oferecidos pelo governo federal, como o ProUni.

E agora que já sabe a diferença entre bacharelado e licenciatura, cabe decidir qual curso mais te interessa para poder se graduar.

 

Leia também:

Como escolher o curso ideal?

Qual a diferença entre exatas e humanas?

POSTS RELACIONADOS

emec