Descubra o que é Licenciatura

Descubra o que é Licenciatura e como esse tipo de formação acadêmica prepara profissionais para atuarem como educadores em diversas áreas


A Licenciatura é um dos tipos de Graduação que existem para os que desejam exercer profissões relacionadas à educação e ao ensino. Entenda mais sobre!  

A profissão de professor é uma das carreiras mais estáveis no país, com uma grande oferta de vagas para atender tanto na rede pública quanto em escolas particulares.

Segundo dados do Censo Escolar 2021, havia cerca de 2,2 milhões de pessoas exercendo a profissão (isso apenas na educação básica), mostrando, assim, que a educação não só oferece oportunidades como também precisa de profissionais qualificados para o ensino.

No entanto, é comum que muitos estudantes às vésperas do vestibular não sejam devidamente orientados a entender o que fazer para se tornar professor, ou mais especificamente, não saibam direito o que é Licenciatura.

Isso acontece porque apenas no ensino médio começam a surgir várias palavras até então desconhecidas, mas que terão muita importância, tais como vestibular, graduação, bacharelado e o próprio caso da licenciatura.  

Por isso, vamos esclarecer tudo sobre a licenciatura e desmistificar essa palavra,  dando orientações essenciais para você que deseja dar aulas.

O que é o curso de Licenciatura?

A Licenciatura é um tipo de graduação que existe oferecida como curso por universidades e faculdades e destina-se a formar profissionais para atuarem como professores em alguma das áreas do conhecimento.

Então, durante a Licenciatura, o estudante aprende como é atuar na área e também recebe formação pedagógica, com disciplinas que abordam teorias e práticas de ensino como psicologia educacional, gestão escolar e outras que visam preparar o futuro professor para a sala de aula.

Assim, quando o estudante conclui a Licenciatura, está pronto para ensinar em instituições de ensino básico, como escolas de educação infantil, ensino fundamental e médio. Além de poder atuar em cursos técnicos e profissionalizantes.

Dito isso, a Licenciatura é essencial para a formação de ótimos professores, pois não se trata apenas de produzir especialistas de uma matéria, mas fornecer as ferramentas que esses profissionais precisam para transmitir o conhecimento de forma clara e eficiente.

Quais são os cursos de Licenciatura?

Agora, vale dizer quais são os cursos de graduação em que a Licenciatura é exigida, caso o interesse do estudante seja ser professor. Alguns deles são: 

  • Artes;
  • Biologia;
  • Educação Física;
  • Filosofia;
  • Física;
  • Geografia;
  • História;
  • Letras (para o ensino de Língua Portuguesa, outros idiomas e Literatura);
  • Matemática;
  • Química;
  • Pedagogia.

Quem faz Licenciatura?

Se você tem dúvidas de qual faculdade fazer ou que carreira seguir e possui afinidade com algum dos cursos citados acima, vamos descrever o perfil do aluno que faz Licenciatura, para que você possa saber se há identificação com a profissão.

O perfil dos alunos de Licenciatura 

São pessoas curiosas, que gostam de aprender e estão sempre em busca de novas informações e experiências. Geralmente, têm em comum a paixão pelo conhecimento e pela educação, além do desejo de compartilhar esses conhecimentos com outros. 

Além disso, os estudantes de Licenciatura possuem ou podem desenvolver habilidades de comunicação, liderança e empatia, para se relacionar melhor com seus alunos e colaborar com outros professores e funcionários da escola.

Em outras palavras, os alunos precisam ter interesse real pela área específica em que pretendem atuar como professores, para ter sucesso na Licenciatura. É importante, também, ter a capacidade de se adaptar às diferentes realidades escolares e às necessidades e dificuldades dos alunos. 

O que vem depois da Licenciatura? 

E depois de concluir sua Licenciatura, existem algumas opções do que fazer para aperfeiçoar o profissional educador que se tornar. As principais são:

  • Pós-graduação: Especializações, MBAs, Mestrados e Doutorados nas áreas de educação, Pedagogia, Psicologia Educacional, entre outras.
  • Cursos de extensão: cursos curtos e específicos que abordam temas relacionados à Educação, aprimorando as habilidades do professor em áreas específicas.
  • Segunda Graduação: o profissional pode optar por fazer uma segunda graduação em outra área do conhecimento para ampliar seu leque de possibilidades de atuação no mercado de trabalho, sendo a faculdade de Pedagogia uma das melhores opções.
  • Certificações: existem diversas certificações que podem ser obtidas pelo profissional, como a Certificação em Competências Pedagógicas (CCP), que atesta as habilidades do professor em sala de aula.

O que é melhor: Bacharelado ou Licenciatura? 

Algo que ocorre bastante também, é confundir os tipos de Graduação, sem saber bem a diferença entre Bacharelado e Licenciatura, por exemplo.

Mas é algo bem simples de esclarecer, pois enquanto a Licenciatura tem como objetivo formar professores com habilidades específicas de ensino, o Bacharelado é voltado para a formação de profissionais especializados em outras áreas, com disciplinas mais técnicas.

Alguns cursos de Bacharelado são os de Engenharia, Administração, Direito, Medicina e Ciências Contábeis. Ah, e vale lembrar que algumas das carreiras dos cursos de Bacharelado também possuem exigências para exercer ou ser aprovado na profissão.

Portanto, se ainda não decidiu ou mesmo se já sabe qual faculdade vai fazer e quer conhecer mais sobre ela, dê uma olhada nos cursos de Bacharelado e Licenciatura que oferecemos aqui na Unit visitando os nossos cursos de Graduação!

 

POSTS RELACIONADOS

emec