Gastronomia: curso EAD, oportunidades e mais!

A gastronomia é uma arte que envolve sabores, texturas e técnicas culinárias. Explore receitas, ingredientes e dicas dos melhores chefs do mundo.


Atualmente a Gastronomia é um dos focos da sociedade, em uma geração cheia de responsabilidade e com pouco tempo disponível, raramente existem pessoas que se dediquem a cozinhar. 

Por isso o gastrônomo está tendo bons índices de empregabilidade e além disso, o fast-food se tornou uma das ferramentas para as pessoas que passam o dia todo em casa e desejam comer algo saboroso. 

Também um dos fatores que fizeram a gastronomia expandir é seu trabalho ser requerido em vários lugares e estabelecimentos. 

Um deles é em lugares turísticos e após a pandemia o número de turistas está aumentando ainda mais, depois de passar anos isolados, estão a procura de novas experiências e uma delas é na culinária. 

Não tem como negar que o Brasil é um país turístico e de acordo com a "CNN" no ano de 2022 aproximadamente 4,5 milhões de turistas estão vindo para o Brasil, assim cresce também a hotelaria e consequentemente a gastronomia.

Já que em todos os hotéis que oferecem alimentação têm cozinheiros, ainda mais o Brasil não está somente crescendo para as pessoas do estrangeiro a própria população brasileira está explorando mais os lugares turísticos do Brasil. 

De tal maneira que estão usufruindo mais da culinária do próprio país. Além disso as panificação,confeitaria, restaurantes e buffet, estão optando por profissionais da área, com a intenção de oferecer pratos novos aos seus clientes.

Logo, que a cada dia que passa as pessoas não estão somente saciar sua fome, querem viver experiências novas a experimentar um prato.

Gastronomia: curso EAD

Como está o mercado de trabalho em Gastronomia 

Com a expansão dos meios digitais e o uso constante das redes sociais, os gastrônomos estão utilizando cada vez mais como um meio de divulgação. 

Afinal, através dos reels e stories podem publicar os seus pratos, além de ensinar alguns truques aos seus seguidores e consequentemente chamando mais atenção no mercado e mais pessoas desejando experimentar. 

Antigamente muitas dicas culinárias eram escritas em livros, apesar que hoje ainda tem, mas em número menor, hoje as pessoas preferem mais o meio digital para aprender alguma receita. 

Dessa forma os gastrônomos aproveitam para divulgar o seu trabalho e ser reconhecido. Outro fator é a busca por pratos nutritivos e saborosos. 

As pessoas estão ficando mais conscientes da sua alimentação e buscando se alimentar melhor, mas querem ter algo saudável e saboroso. 

Portando os profissionais de gastronomia, estão testando receitas que possam resultar nisso: Em algo saudável e saboroso. Nesse sentido a importância desses profissionais para a sociedade aumenta cada vez mais.

Quem se forma em Gastronomia trabalha onde

Ao decorrer do tempo está sendo mais recorrente encontrar esse profissional atuando em vários lugares, por exemplo:

  • Indústria;
  • Restaurantes;
  • Bares;
  • Panificações e confeitarias;
  • Buffet. 

Também têm aqueles que preferem ser autônomos e oferecer os seus serviços através de consultoria ou cozinhas em determinados momentos.  

Principais áreas de atuação do Gastronomia

Como a presença de um gastronomos não está apenas sendo requerida em restaurantes, bares, planificações sua atuação também pode ser vista na indústria, tanto para a produção de alimentos quanto para a segurança. Confira algumas áreas de atuação do gastrônomo:

Confeitaria e Panificação

Uma das áreas mais crescente e popular é a confeitaria e Panificação, nela o gastrônomo vai ser o responsável pela produção de doces, pães, bolos e biscoitos, entre outros produtos. 

Levando em consideração algo novo e com um sabor inesquecível. Também atua dessa forma em restaurantes, bares e hotéis que servem alimentos doces também. 

Personal Chef

Aqueles que gostam do empreendimento e da cozinha podem uni-las, criando seu próprio negócio na área. Oferecendo seus serviços no seu próprio restaurante ou sendo contratados para festa, ou algo do tipo. 

Trabalhar dessa forma dar mais autonomia para criar seus cardápios e atender um público maior.

Segurança Alimentar

Uma das áreas com mais relevância no mercado de gastronomia, pois vai garantir ao consumidor os alimentos oferecidos pela indústria. 

Nela vai avaliar e observar se estão em boas condições, verificar prazos de validade, como estão sendo armazenados e o seu transporte até os fornecedores.

Consultoria Gastronômica

Nesta área o gastrônomo vai orientar uma pessoa que seja abrir um negócio, como restaurante ou panificação. Assim o gastrônomo vai entender qual é o público alvo para definir estratégias, como deve ser gerenciado e como criar um cardápio mais atraente.

Perfil do profissional de Gastronomia

Profissionais de gastronomia sempre têm certos aspectos semelhantes, pois a função exige deles um comportamento adequado para um chef de cozinha. 

O gastrônomo vai está diante de agradar um cliente através do seu paladar e nenhum é igual, visto que é preciso encontrar estratégias como agradar um maior número de pessoas com uma receita específica. Além de outros fatores que o gastrônomo deve ser:

  • Organizado: A cozinha de um estabelecimento que oferece comida pode ficar uma zona, porque precisam entregar os pratos no prazo e em uma temperatura agradável ao cliente. Por isso a rapidez pode bagunçar, no entanto para não ter problemas maiores é preciso manter uma ordem, já que também traz um ar de tranquilidade ao ambiente;
  • Trabalhar em equipe: Vários chef tem a sua disposição uma equipe que vai ajudá-lo na elaboração dos seus pratos. Por isso é necessário saber trabalhar em equipe e liderar, quando não é o chef é preciso saber aceitar ordens e se relacionar bem com os colegas;
  • Criatividade: Muitos restaurantes estão buscando ousadia e algo inovador na hora de apresentar um prato, de tal maneira que os chefes de cozinha precisam ser criativos tanto na criação quanto na apresentação. 

Além disso, é importante buscar especialização e atualização na área, porque a gastronomia é uma dos ramos que mais se reinventa.

Curso de Gastronomia da Unit 

O curso de Gastronomia pode ser encontrado na Unit na modalidade 100% EAD.

A Unit é uma das faculdades com maior prestígio no mercado, tendo uma das maiores notas no MEC (Ministério da Educação), sem dúvidas formando os melhores profissionais para o mercado.

Os estudantes têm à sua disposição aulas com os principais assuntos da área ,por meio de uma plataforma digital (AVA) com aulas atualizadas. 

A grade curricular de Gastronomia EAD, conta basicamente com disciplinas:

  • Habilidades Culinárias;
  • Nutrição e Química dos Alimentos;
  • Elaboração e Engenharia de Cardápio;
  • Inovação Gastronômica, entre outras.

Como também tem a sua disposição materiais didáticos digitais atualizados, de tal maneira o aluno possa está consumindo para fixar o assunto. 

O diferencial de fazer Gastronomia em EAD é ter mais flexibilidade em seu tempo e mais conforto nas elaborações dos pratos, já que pode se sentir mais à vontade cozinhando sozinho.

POSTS RELACIONADOS

emec