Gastronomia EAD: explorando a profissão, curso e opções de estudo!

Possui afinidade com a cozinha e quer se especializar? Então fique por dentro de tudo acerca da profissão de gastrólogo, bem como da graduação na área da Gastronomia.


O profissional formado em Gastronomia, ao contrário do que muitas pessoas pensam, possui conhecimentos que não se limitam as habilidades técnicas de manuseio e preparo de alimentos. Isso porque no período de sua formação ele estuda sobre segurança alimentar, processos industriais, propriedades dos alimentos, valor nutricional e legislação referente à indústria alimentícia e muitas outras coisas.

O gastrólogo também exerce papel fundamental no cuidado à saúde, pois ele reconhece a importância de se administrar todo o processo de manipulação dos alimentos com segurança para a criação dos pratos. Porém, além da saúde, a alimentação também está muito associada ao entretenimento e ao lazer.

O brasileiro gasta mensalmente um terço da sua renda em refeições fora de casa. Essa é uma tendência que está em constante crescimento. Portanto, o profissional formado em gastronomia é de extrema importância para a sociedade, tendo em vista que a alimentação é algo que precisa ser tratado com responsabilidade por profissionais bem qualificados. Diante disso, aqui iremos descobrir um pouco mais acerca dessa profissão bastante popular.

Como é a profissão de Gastrólogo

O gastrólogo é o profissional que possui conhecimento técnico, científico e teórico adquirido por meio de uma graduação em Gastronomia. Portanto, não é reconhecido como Gastrólogo aquele que apenas domina cozinhas, pratos ou realiza cursos de pequena duração, mas sim aquele que possui um curso superior.

O profissional formado em Gastronomia se especializa na elaboração de receitas e cardápios, podendo atuar em qualquer tipo de estabelecimento e empresa. O gastrólogo também possui habilidades gerenciais, uma vez que participa desde a compra e aquisição de ingredientes e insumos alimentares até em questões relacionadas à logística e transporte. 

Atividades de um gastrólogo

O gastrólogo é apto para planejar, administrar e preparar pratos da culinária, bem como atuar nas diferentes áreas e serviços do ramo alimentício.

Dentre as diversas atividades que o gastrólogo pode desempenhar, têm-se:

  • Atividades como autônomos;
  • Gestão de equipes em restaurantes;
  • Logística de alimentos e insumos;
  • Fiscalização sanitária;
  • Atividades de segurança alimentar;
  • Em hospitais junto a nutrólogos e nutricionistas;
  • Trabalho em confeitarias e panificadoras;
  • Consultoria gastronômica;
  • Atividades como personal chef;
  • Desenvolvimento de produtos;
  • Indústria de bebidas;
  • Indústria de Turismo e Entretenimento.

Design sem nome (11)

Áreas de atuação do Gastrólogo

A pessoa que faz faculdade de Gastronomia pode atuar em várias áreas. A seguir fique por dentro delas e descubra quais as principais atividades desempenhadas em cada uma:

  •  Chef de Cozinha – desenvolve e prepara cardápios em restaurantes, hotéis, bares. Também é responsável por gerenciar a equipe de cozinheiros.
  •  Personal Chef – desempenha as mesmas funções de um chef de cozinha, porém ele atua em residências particulares.
  •  Segurança Alimentar – realiza vistorias em cozinhas industriais e de restaurantes a fim de garantir que as normas de segurança sejam cumpridas.
  •  Indústria Alimentícia – desenvolve receitas e testa os produtos elaborados por uma indústria.
  • Gestão – Gerencia todo o funcionamento de estabelecimentos como restaurantes comerciais, industriais e refeitórios. É ele quem contrata e treina profissionais, seleciona fornecedores, administra os estoque e as finanças.
  • Consultoria – Tem o intuito de propor mudanças nos processos para melhorar o desempenho da empresa.

Perfil do profissional formado em Gastronomia

O profissional do ramo da Gastronomia deve ter responsabilidade e obedecer as regras de segurança alimentar para evitar quaisquer tipo de contaminação.

Um bom gastrólogo deve ter prazer em servir e agradar as pessoas. Para aqueles que atuam como chefs de cozinha é imprescindível possuir uma capacidade de liderança e boa comunicação. Além disso, organização, disciplina e administração do tempo também são habilidades importantes para que este profissional.

Como é o curso de Gastronomia

No Curso de Gastronomia na modalidade EAD, os alunos contam com disciplinas teóricas de maneira virtual. Grande parte das disciplinas são direcionadas a gestão de empreendimentos em alimentos e bebidas, além de produção e as técnicas da cozinha.

Nas disciplinas de gestão, os estudantes aprendem a elaborar cardápios, gerir eventos, precificar, formar equipe, etc. Tudo isso permite o aperfeiçoamento de habilidades básicas para aqueles que nunca tiveram contato com a cozinha, por meio de técnicas mais avançadas que vão desde o ramo da panificação e confeitaria. 

Além disso, também há no curso disciplinas em que os alunos compreendem toda a parte de cortes, manejo, pré-preparo, limpeza e cocção dos mais variados alimentos. 

Como é a grade do curso de Gastronomia

A grade curricular do curso apresenta disciplinas teóricas acerca da História da Gastronomia, Segurança Alimentar, Bioquímica, Microbiologia de Alimentos e Nutrição. O aluno de Gastronomia também possui disciplinas relacionadas à Administração, como: Gestão de Materiais, Planejamento de Cardápios, Gestão Financeira e Planejamento de Restaurantes.

Abaixo listamos as principais matérias que comumente são encontradas na grade curricular dos cursos de graduação em Gastronomia. Lembrando que o conjunto de disciplinas pode variar de instituição para instituição.

Onde estudar Gastronomia 

O curso de Gastronomia na modalidade EAD pode ser encontrado na UNIT, uma das faculdades de maior prestígio no mercado, tendo uma das maiores notas no MEC (Ministério da Educação). Diante disso, essa faculdade é capacitada para desenvolver os melhores profissionais para o mercado de trabalho.

O curso é ministrado 100% online e possui duração de dois anos, sendo que o aluno só necessita se deslocar ao polo em que está matriculado para a realização das provas no fim do período, ou seja, a maior parte do tempo o aluno estuda de maneira autônoma por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Essa plataforma é uma sala de aula virtual moderna, onde ficam concentradas as videoaulas e os materiais de apoio necessários para a formação do estudante. Além disso, durante as atividades virtuais, os estudantes têm a possibilidade de tirar dúvidas e interagir com professores e tutores.

Curso de Gastronomia da Unit

A Unit EAD proporciona uma graduação de alto nível em Gastronomia. O ingresso nesse curso é de grande valor, uma vez que ele reúne um conjunto de conhecimentos e habilidades relevantes para a atuação do gastrólogo, através de conteúdos abrangentes acerca da manipulação de alimentos e preparação de pratos. 

As aulas desta universidade proporcionam ensinamentos não apenas acerca da arte de cozinhar, mas também sobre as etapas que envolvem o ofício da gastronomia. Portanto, não perca tempo! Se inscreva já no curso e venha ser um aluno EAD!

POSTS RELACIONADOS

emec