O perfil de quem estuda humanas: 5 sinais de que a área é para você

Quer descobrir o que precisa para ser de humanas? Conheça os 5 indicativos principais e veja porquê essa área pode combinar muito com você


Você está terminando o ensino médio, vai fazer uma graduação e gosta de ler, entender a sociedade, se relacionar com as pessoas e refletir sobre seus problemas? Então, cuidado: você está correndo o risco de se tornar um estudante de humanas em breve! 😜

O perfil de quem estuda humanas é de alguém que gosta de conhecer a humanidade e suas leis, sua história, suas sociedades e culturas ou até mesmo como a mente das pessoas funciona.

Então, já que poucas coisas são tão complexas como o ser humano e suas relações, para fazer um curso na aréa de humanas é preciso gostar de ler muito e debater sobre tudo! Além disso, é importante compreender e saber conversar com pessoas que tenham opiniões diferentes das suas, pois isso permitirá que a capacidade de reflexão e a análise crítica se desenvolvam efetivamente.

Por ser uma área bem procurada, existem muitas graduações em humanas, como:

  • Direito,
  • Psicologia,
  • História,
  • Ciências Sociais,
  • Geografia,
  • Filosofia,
  • Letras,
  • Pedagogia,
  • Serviço Social
  • e Relações Internacionais.

Quer saber se você tem os 5 sinais do perfil ideal para estudar humanas? Então, continue lendo!

aluna-lendo-livro-da-area-de-humanas

1. Gostar de Ler

Esse, certamente, é o primeiro princípio e o mais famoso deles: estudantes de humanas lêem muito. Você passará a graduação lendo textos e livros teóricos das mais variadas áreas com diferentes graus de complexidade. Logo, se você já gosta de ler literatura, textos na internet ou qualquer tipo de leitura longa, você já tem um dos primeiros sinais de quem faz cursos na área de humanas!

2. Escrever Bem

Após ler bastante, nossa escrita acaba se desenvolvendo junto, pois nos acostumamos a ortografia e gramática corretas, ao uso de figuras de linguagens e de certos estilos de escrita. No entanto, é preciso praticar a própria escrita também! Só assim nos adaptamos ao nosso próprio jeito de escrever, entendemos quais são nossas habilidades e, enfim, conseguimos por no papel todas as nossas ideias e argumentos de forma clara. Esse é mais outro item essencial para o perfil de alguém de humanas.

Graduação em Humanas

3. Gostar de refletir sobre as coisas

Muito se ouve sobre fazer a reflexão e a análise crítica. Mas o que é isso? Refletir é ler, ver ou ouvir alguma coisa e ser capaz de sair do óbvio. Quando você vir uma maçã, é sempre uma maçã? A resposta é: não. A maçã pode ser uma pintura, pode ser um objeto de cera, uma ilusão.

Ser capaz de questionar tudo é o que os sociólogos chamam de postura de “estranhamento”, isto é, não tratar algo como normal, e sim como algo que você tem que refletir sobre. Isso pode parecer uma coisa que só filósofos fazem, mas antes de querer saber o que é preciso para estudar humanas é importante se acostumar a olhar o cotidiano da área e refletir: essa regra é justa? Esse tratado comercial é vantajoso para quem? Será que esse evento histórico foi assim mesmo?

4. Ter paixão pelo debate

Debater não é brigar. Debater é trocar ideias que podem ser diferentes sobre um mesmo assunto. Toda ciência, sobretudo a área de humanas, depende que as pessoas discutam tudo sobre pontos de vista distintos, e coloquem à prova sua argumentação. Tudo é discutível nas humanidades, inclusive política, religião e futebol.

Isso significa ir além de dizer se eles são “bons” ou “ruins”, e sim poder argumentar o porquê você acha algo benéfico ou não. O debate crítico não tem orientação política pré definida, já que muitos dos maiores debates da humanidade se deram entre pessoas politicamente divergentes. A diferença é justamente o ponto central de uma vida democrática.

5. Curiosidade em conhecer sobre a humanidade

As sociedades humanas são muito ricas e complexas. Diferentes formas de organização política e econômica convivem com diferentes mitologias e religiões, diferentes culturas e composições sociais, portanto, saber tudo é uma impossibilidade. Assim já dizia o sábio Sócrates: “Tudo que sei é que nada sei”!

Mas, querer saber é o fundamental e isso levará você à leitura, à reflexão e à discussão, fazendo-o escrever suas próprias ideias.

Agora que você sabe um pouco mais da área de humanas, que tal conhecer os variados cursos de humanas da Unit

POSTS RELACIONADOS

emec