O que é Graduação?

A graduação é o primeiro nível de ensino superior e oferece uma formação acadêmica completa em uma área específica. Descubra como funciona!


No final do ensino médio é comum surgirem palavras que os estudantes não estão acostumados, por isso, é necessário entender o que significa graduação!

Chegando na parte final do ensino médio, os alunos têm muitas informações para processar. Afinal, trata-se de um momento que pode definir muito dos rumos da vida de cada um, pois envolve carreira, expectativas e uma maior aquisição de conhecimento. 

Segundo uma pesquisa da Todos Pela Educação e alguns parceiros, realizada pelo Datafolha, 65% dos jovens brasileiros que estavam no ensino médio da rede pública em 2022, desejam cursar uma faculdade. 

Por isso, cabe explicar o que é graduação, palavra que pode gerar muitas confusões aos estudantes e fazer algo simples parecer mais complexo do que é.

O que é Graduação?

A palavra nada mais é do que um termo para descrever o nível que está depois do ensino médio e antes da pós-graduação. A graduação é um curso superior que concede ao aluno o chamado diploma de graduação após concluir todas as disciplinas necessárias.

É durante a graduação que os alunos têm a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em uma área específica, desenvolver habilidades profissionais e técnicas, enquanto se prepara, é claro,  para uma carreira no segmento escolhido. 

Esses cursos de graduação são oferecidos por universidades, faculdades e institutos de diversas áreas do conhecimento, tais como Engenharia, Medicina, Direito, Administração, Ciências Sociais, Artes e Humanidades. 

E como dito antes, que a graduação está entre 2 outros níveis de ensino, ela é pré-requisito para ingressar na pós-graduação, como mestrado e doutorado. Ou seja, obter o diploma de graduação é obrigatório para iniciar a próxima etapa. 

Outra informação sobre a graduação é que os cursos geralmente duram entre 4 e 6 anos, podendo ter em sua composição aulas teóricas, aulas práticas, palestras, seminários, projetos e trabalhos de campo.

Além disso, para começar uma graduação, é preciso passar pelo processo seletivo, e por isso, é interessante saber também o que é vestibular. Agora que já temos o que é graduação, vamos explicar quais são os tipos que existem.

Quais os tipos de Graduação?

o que é a graduação

Antes de tudo, é importante observar que os tipos de graduação dão uma noção sobre qual carreira vai exercer. São elas: 

Bacharelado

É o tipo mais comum de graduação, que fornece uma base ampla de conhecimentos em uma determinada área de estudo e formando futuros profissionais para o mercado de trabalho geral, sem focar em áreas acadêmicas.

Licenciatura

Essencial para os que desejam ser professores e buscam uma carreira acadêmica, prepara os alunos da graduação para ensinar em escolas de ensino fundamental e médio. Assim, a licenciatura é opcional em alguns cursos como:

  • Matemática;
  • Biologia;
  • Física;
  • Química;
  • Letras;
  • Geografia;
  • História;
  • Educação física.

Além disso, para os estudantes interessados em coordenadoria, direção e pedagogia é essencial a formação em Pedagogia, seja como primeira formação ou como uma Segunda Graduação depois de concluir um curso de licenciatura.

Tecnólogo

Essa graduação é focada em habilidades técnicas e práticas, preparando os alunos para atuarem em áreas específicas do mercado de trabalho. 

Quanto tempo dura a Graduação?

Os cursos de graduação levam entre 4 e 6 anos para serem concluídos, pois a duração da graduação varia de acordo com o curso e até o país em que se está cursando. 

Em geral, a graduação mais curta pode durar de dois a três anos, como normalmente é o caso dos cursos de Tecnólogo. Já a maioria dos cursos de Bacharelado e Licenciatura duram entre quatro e cinco anos.

Entretanto, há casos específicos, como Medicina, Odontologia, cursos de Engenharia e Arquitetura que podem durar até sete anos. Porém, é importante ressaltar que a duração dos cursos de graduação também pode variar de acordo com a carga horária, formato e instituição.

Qual a diferença entre Faculdade e Graduação?

De modo geral, a forma como são usadas essas palavras no dia a dia podem gerar certa confusão, já que, quando dizemos frases do tipo “faço faculdade” ou “faço graduação”, é como se elas possuíssem o mesmo significado.

Embora possam ser confundidas, não são a mesma coisa. Isso porque a palavra “faculdade” se refere, normalmente, à instituição de ensino superior. Lugar que oferece uma variedade de cursos de graduação, pós-graduação, tecnólogo, entre outros.

E, como explicado antes, a graduação é o nível inicial do ensino superior, estando entre o ensino médio e a pós-graduação. 

Por exemplo: uma faculdade de Ciências Humanas pode oferecer em suas instalações as graduações de cursos como Geografia, Filosofia, Letras, Histórias e etc.

Assim como uma faculdade de cursos na área da Saúde, pode oferecer Medicina, Enfermagem e Odontologia.

Sabendo o que cada coisa é e como se diferenciam, fica muito mais simples acompanhar o caminhar das coisas e sentir segurança em cada etapa. 

Por fim, se você está nessa etapa da vida de estudante, concluindo ou já tendo terminado o ensino médio e prestes a entrar na faculdade, o melhor a se fazer é estar em dia com tudo.

Ah!  Se você ainda não decidiu ou deseja saber mais sobre cada faculdade, veja nossos cursos de graduação e tenha mais informações!



banner-jornada-do-sucessoComo construir uma carreira de sucesso?

Nossos especialistas produziram conteúdos incríveis para que você possa descobrir como construir uma bela jornada no mercado de trabalho e uma carreira inovadora.

Inscreva-se agora

MAIS LIDAS DO MÊS

Áreas de atuação da Biomedicina
TCC: os melhores sites para a pesquisa acadêmica
Especialidades da Medicina: quais são e como funcionam
Origem dos idiomas: como surgiram as línguas que conhecemos?
Conheça os tipos de Engenharia
Áreas de atuação da Fisioterapia
Áreas de trabalho para quem faz Administração

POSTS RELACIONADOS

emec