Saiba como uma graduação pode mudar a sua vida!

Pensando em entrar na faculdade? Confira como a graduação pode sua vida.


Não é exagero afirmar que a passagem por uma universidade é uma experiência transformadora. Ao cursar uma graduação, você não apenas é preparado para se tornar um bom profissional, como também adquire novas responsabilidades e reflete sobre os seus valores.

Agora, nós vamos te contar o que muda em sua vida entre o primeiro dia de aula e a colação de grau. Após a leitura deste post, esperamos que você perceba como é importante aproveitar ao máximo cada instante!

Prepare-se para se tornar o profissional que o mercado espera

profissional-que-o-mercado-espera

Não importa se o seu sonho é se tornar um jornalista, administrador, arquiteto ou contador. Uma das grandes contribuições que uma graduação  traz à vida de um universitário é a oportunidade de adquirir os conhecimentos e habilidades necessários para o exercício de sua profissão.

Buscando oferecer um ensino de excelência, as instituições costumam dar bastante valor para a qualificação dos professores. Além da vivência acadêmica, parte deles tem passagens pelo mercado de trabalho.

Durante as aulas teóricas e práticas, você vai aprender tudo o que precisa para se tornar o profissional que o mercado procura. Uma das principais estratégias utilizadas por quem ensina é estimular o aluno a desenvolver o seu pensamento crítico, abandonando a sua zona de conforto.

Vale lembrar que a sua qualificação está diretamente atrelada à remuneração que você irá receber pelo seu trabalho. Quanto mais amplo for o conhecimento sobre o seu ofício, melhores são as oportunidades a que o profissional terá acesso.

Torne-se mais independente e responsável

independente-e-responsavel

Durante uma graduação, o estudante ganha autonomia para tomar as suas próprias decisões. Não é mais preciso, por exemplo, pedir autorização do professor para entrar ou deixar a sala de aula, mas lembre-se de ter bom senso para não atrapalhar a atividade que esteja sendo desenvolvida.

Proporcional à sua independência, porém, é a sua responsabilidade. É muito importante que você entregue provas e atividades acadêmicas nos prazos solicitados pelos respectivos docentes para evitar ser penalizado com perda de nota.

Ademais, para conquistar um bom desempenho, você precisará incorporar um período de estudos à sua rotina. Isso significa que, além dos momentos no campus, você precisará se debruçar sobre livros e outros recursos complementares para atualizar seus conhecimentos.

Essa é uma postura que você deverá adotar ao longo de toda a sua vida, já que, muitas profissões são diretamente impactadas pela evolução da tecnologia. Na prática, os novos recursos transformam a maneira de realizar várias atividades, criam campos de trabalho e extinguem outros.

Aprenda a conviver com as diferenças e a respeitá-las 

conviver-com-as-diferencas

Por último, a passagem pelo ensino superior é uma excelente oportunidade para que você conviva com vários tipos de pessoas. Com algumas delas, você terá uma afinidade imediata, ao passo que outras poderão causar um certo estranhamento por adotar um estilo de vida totalmente diferente do seu.

Neste caso, mesmo que você não concorde com as opiniões ou crenças de seus colegas, deverá respeitá-las, em nome de uma convivência harmoniosa. Cursar uma graduação também é, portanto, uma oportunidade para que você passe a enxergar o mundo com novos olhos, abandonando os seus pré-conceitos.

Diversas atividades em uma graduação também são realizadas em grupo. Na prática, isso significa que o aluno aprende que, em certas ocasiões, é preciso colocar seus interesses individuais em segundo plano para que a equipe conquiste uma melhor performance.

Por último, vale o lembrete que a passagem por uma universidade é sempre válida. Quem cursa uma segunda graduação, por exemplo, também ganha mais uma oportunidade para vivenciar novas experiências.

Ficou entusiasmado para se matricular em uma graduação? Acesse a página da Unit, conheça nossos cursos de graduação e as formas de ingresso. Até a próxima!

 

Leia também:

Como pagar menos na faculdade?

4 dicas para escolher seu curso de graduação

Por que o diploma sempre foi associado a emprego e vida próspera?

 

banner-jornada-do-sucesso

Como construir uma carreira de sucesso?

Nossos especialistas produziram conteúdos incríveis para que você possa descobrir como construir uma bela jornada no mercado de trabalho e uma carreira inovadora.

Inscreva-se agora

POSTS RELACIONADOS

emec