5 motivos para aprender outro idioma ainda no ensino médio

É vantajoso aprender idiomas no ensino médio? Ajuda no intercâmbio? Descubra os motivos e conheça as melhores dicas para aprender idiomas hoje mesmo!


Aprender ou não outro idioma ainda no ensino médio? É comum encontrar uma polarização de opiniões sobre este assunto (e a resposta pode ser mais positiva do que você imagina).

De um lado, encontram-se pessoas que acreditam em aproveitar a juventude ao máximo, usando seu tempo livre para se divertir antes que as responsabilidades da vida adulta cheguem.

Enquanto que, do outro lado, há quem acredita ser mais vantajoso utilizar esse tempo para desenvolver novas habilidades que serão requisitadas quando o jovem ingressar na vida profissional.

Se você faz parte dos dois grupos, continue conosco neste artigo! Nele, além de te mostrar 5 razões incríveis para aprender outro idioma o quanto antes, também provaremos que essa jornada pode ser bem divertida. 

Aproveite a leitura!

 

professor-ensinando-ingles-para-estudante-medio

5 razões para você estudar outra língua no ensino médio

Uma das principais vantagens de aprender outro idioma ainda no ensino médio é o tempo.

Afinal, durante essa etapa da vida, a quantidade de responsabilidades costumam ser menores, sobretudo às relacionadas à vida profissional, fazendo com que o jovem consiga demandar mais atenção para essa atividade.

No entanto, além do tempo, também existem outros motivos para realizar esse investimento o quanto antes, os quais fornecerão não somente benefícios futuros, como também imediatos

Essas razões vão te convencer a estudar uma segunda língua ainda no colegial. Confira:

 

1. Desenvolve a capacidade de aprendizado

Durante o ensino médio, desenvolver uma capacidade de aprendizado é essencial, justamente devido a necessidade de prestar vestibulares e exames, como o  ENEM, para poder ingressar em uma universidade.

E ao aprender um novo idioma o estudante acaba aprimorando as suas capacidades cognitivas, devido ao estímulo dessas regiões no cérebro.

Dessa forma, será mais fácil para você compreender as demais matérias do colégio e ter um rendimento melhor.

Além disso, também será mais simples para você aprender um terceiro ou até mesmo um quarto (ou mais) futuramente!

 

2. Proporciona um enriquecimento cultural

O idioma de um país faz parte da sua cultura, mesmo aqueles cuja língua oficial é comum a várias nações, como o inglês e o espanhol, pois, é através da comunicação que a história, costumes e crenças são passadas entre os habitantes de um local, construindo assim a sua bagagem cultural.

Dessa forma, ao aprender um novo idioma você acaba não somente descobrindo mais dados acerca da história de um país, como também torna-se capaz de se comunicar com seus nativos e compartilhar experiências.

Aliás, esse conhecimento pode ser muito útil durante os vestibulares, te ajudando a responder algumas questões ou servindo como base para sua argumentação na redação.

 

3. Melhora a memória e capacidade de concentração

Você sabia que pessoas bilíngues e poliglotas são melhores em memorizar informações?

Segundo a Academia Americana de Neurologia, em um estudo realizado em 2011, indivíduos que aprendem outro idioma conseguem preservar dados em sua memória por mais tempo.

Inclusive, esse aperfeiçoamento não somente te ajuda a ter maiores rendimentos escolares, como também retarda o desenvolvimento do Alzheimer, segundo outras pesquisas realizadas pela academia.

Além disso, a sua capacidade de concentração também é aprimorada ao aprender um novo idioma. Isso ocorre devido ao desenvolvimento do sistema de controle executivo, que é responsável por manter a mente focada durante o exercício de uma atividade.

Com isso, você será capaz de aproveitar melhor o seu tempo reservado aos estudos e ser mais produtivo, tanto durante a vida acadêmica como também no seu futuro trabalho.

 

4. Possibilita fazer a graduação no exterior 

Segundo o último levantamento realizado pela Times Higher Education, todas as 10 melhores universidades do mundo encontram-se no exterior. Por isso, o recomendado é que os estudantes que desejam ter acesso a essas instituições de ensino superior aprendam a falar um segundo idioma.

Desse modo, será possível concorrer às vagas dessas universidades que são portas gigantescas para o sucesso do seu futuro profissional.

Ah! Vale lembrar que nesse caso, o ideal é você optar por cursos de idiomas, visto que eles fornecem uma certificação de fluência na língua (um requisito para o ingresso em grande parte das universidades estrangeiras).

Inclusive, você pode optar por fazer intercâmbios para curso superior ou até mesmo uma graduação sanduíche, que são modalidades que te permite estudar em outro país, mas somente por um período do curso.

Além disso, saiba que conhecer outra língua não só te ajuda no início da sua carreira profissional, como também no decorrer dela, afinal, pesquisas apontam que profissionais que falam outro idioma costumam receber salários maiores: aumento esse que pode chegar a 70% caso ele seja fluente em inglês.

 

5. Ajuda a tomar decisões

O ensino médio é marcado pelas tomadas de decisões acerca do futuro e sobre qual curso escolher para a faculdade.

No entanto, os estudantes que optam por aprender outro idioma neste período costumam ter mais facilidade em tomar essas decisões!

Isso ocorre porque, segundo uma pesquisa feita pela Universidade de Chicago, o nosso cérebro passa a pensar de forma mais metódica e consistente, deixando de lado os pensamentos negativos.

Assim, é muito mais fácil (e rápido) se decidir acerca do assunto, independente da sua magnitude.

 

aluno-de-ensino-medio-estudando-ingles

Como aprender outro idioma?

Aprender outro idioma durante o ensino médio não somente te ajuda a ter bons rendimentos em outras matérias do colégio, como também soma mais uma habilidade incrível para sua carreira profissional.

Isso sem falar na bagagem cultural que você adquire, além da facilidade de se comunicar com outras pessoas durante uma viagem internacional.

Mas… qual a melhor forma de estudar uma língua?

Na verdade, não há uma maneira mais ou menos eficiente, afinal, essa característica irá depender da sua capacidade de aprendizado e o quanto de tempo você possui disponível para essa tarefa.

Por isso, conheça os dois métodos gerais de como aprender outro idioma e descubra qual melhor se adequa a você e suas necessidades:

 

Curso de idiomas

O curso de idiomas é um dos métodos mais escolhidos pelos estudantes, devido a segurança e garantia de efetividade. Afinal, o aluno terá acesso a aulas ministradas por professores especializados, materiais de qualidade, assim como demandará mais foco e disciplina a esse aprendizado. Isso sem falar no diploma fornecido ao final do curso, o qual é requisitado por empresas e universidades estrangeiras.

Portanto, o mais recomendado é que você dê preferência a um curso de idiomas para adquirir essa habilidade, sobretudo se você deseja ter resultados mais rápidos.

Inclusive, se ficou interessado acerca dessa metodologia, conheça os cursos oferecidos pela Unit Idiomas! Nossas aulas, ministradas por professores experientes e de qualidade, fornecerão a fluência que você necessita para ingressar na vida adulta.

Na Unit Idiomas você encontra cursos de inglês, espanhol e francês, além de aulas específicas para quem deseja especializar os seus conhecimentos.

Para saber mais informações, entre em contato conosco ou acesse o nosso site!

 

Individualmente

Outra forma de aprender outro idioma ainda no ensino médio é estudando sozinho, com o auxílio de aplicativos, livros e até mesmo conteúdos digitais.

A principal diferença entre esse método e o anterior é que ele demanda mais disciplina, afinal, será sua responsabilidade montar e seguir a rotina de estudos.

Além disso, aprender outro idioma sozinho costuma ser um processo mais longo, uma vez que você não possui o auxílio de um professor.

Contudo, esse método é extremamente eficiente, assim como econômico — por que você não precisa investir nada — e até mesmo divertido!

Afinal, uma das dicas para aprender uma segunda língua por si só é consumir conteúdos, como filmes, séries e livros.

E como você é responsável por escolhê-los, poderá dar preferência somente aos gêneros que gostar, tornando o momento de estudos em lazer.

Dica: baixe aplicativos de ensino, como Duolingo, e de conversas com estrangeiros, como o Tandem, de modo a ter um suporte a mais durante essa jornada.

 

Vale a pena fazer o intercâmbio High School?

Famoso entre os jovens, o High School é uma modalidade de intercâmbio que permite que o estudante integre uma escola secundária internacional, durante um ou dois semestres.

Nessa modalidade, você também pode optar por se hospedar em uma host family (casa de família), de modo a aumentar ainda mais o contato com a cultura e idioma do país.

Para participar desse intercâmbio é fundamental que o estudante esteja cursando o ensino médio e tenha entre 14 a 18 anos de idade.

 

Investimentos + Vantagens = Experiência única

Assim como todos os intercâmbios, o High School requer um investimento monetário alto, o que faz surgir nos pais a dúvida se vale a pena ou não mandar o filho para essa viagem.

Nossa recomendação é que sim!

Afinal, durante o intercâmbio o estudante terá 100% de contato com a língua aprendida, desde o momento que acorda até a hora de dormir.

Com isso, a sua habilidade em todos os aspectos da língua (fala, audição, escrita e leitura) serão praticados e desenvolvidos, sem falar no enriquecimento do seu vocabulário.

Além disso, essa experiência também proporciona essas vantagens aos intercambistas:

  • Desenvolvimento da confiança, coragem e independência;
  • Aumento da bagagem cultural do jovem;
  • Possibilidade de conhecer novas pessoas e lugares incríveis.

Incrível, não é mesmo? Por isso, comece a pesquisar países adeptos dessa modalidade de intercâmbio para descobrir qual mais se encaixa no orçamento, objetivos e necessidades.

E uma coisa podemos garantir: essa será uma experiência única!

 

Agarre novas oportunidades!

Aprender um novo idioma te ajudará a se destacar no mercado de trabalho, a agarrar oportunidades internacionais e poder viajar pelo mundo com maior segurança.

E o quanto antes você desenvolver essa habilidade, poderá garantir ainda mais benefícios.

Por isso, decida o método que mais se adequa às suas capacidades e, se for o caso, escolha um curso de qualidade como o do Unit Idiomas para te acompanhar nessa jornada.

 

Gostou do post? Veja também:

 

email-ebook-02-guia-intercambio

Fazer intercâmbio é bom mesmo? O que precisa? ✈️

Descubra isso e muito mais com nosso Guia Essencial de Intercâmbio! Nele você encontra informações valiosas sobre essa experiência além de descobrir os segredos e curiosidades dos melhores programas de intercâmbio. 😉

Preencha e acesse agora mesmo:

MAIS LIDAS DO MÊS

Áreas de atuação da Biomedicina
TCC: os melhores sites para a pesquisa acadêmica
Origem dos idiomas: como surgiram as línguas que conhecemos?
O que faz um profissional de TI: Entenda as áreas de atuação
Áreas de atuação da Fisioterapia
Como financiar faculdade de Medicina
Conheça os tipos de Engenharia

POSTS RELACIONADOS

emec