Transferência Externa: saiba como mudar de faculdade

Descubra como mudar de faculdade de forma tranquila e organizada e conheça todos os requisitos para realizar uma transferência bem-sucedida!


Desejar mudar de graduação é algo comum a muitos universitários, afinal escolher uma carreira não é nada fácil. Conheça mais sobre a Transferência Externa!

A escolha de um curso universitário pode ser desafiador para muitos alunos e diversos deles vivenciam momentos de indecisão sobre a carreira escolhida ainda durante a graduação.

Uma pesquisa brasileira realizada nos últimos anos pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira) mostrou que cerca de 56% dos estudantes universitários não concluíram o curso superior no qual haviam ingressado.

Isso mostra, então, que diversas circunstâncias contribuem para que os alunos queiram mudar de carreira, como a falta de identificação com o curso escolhido, mudanças nas expectativas de carreira ou até mesmo a insatisfação com o mercado de trabalho.

Assim, diante dessas situações, a transferência de instituição de ensino, chamada de Transferência Externa, é uma alternativa buscada por oferecer novas possibilidades aos estudantes universitários.

O que é Transferência Externa?

A Transferência Externa é a modalidade de transferência na qual o aluno solicita a sua mudança para outra instituição de ensino superior.

Então, esse modelo é destinado a alunos que já estão matriculados em uma faculdade ou universidade e desejam continuar seus estudos em outra instituição.

Possíveis motivos para pedir Transferência Externa

Há diversas razões que podem levar um estudante a considerar a mudança de instituição de ensino superior. Apesar das particularidades de cada aluno, alguns motivos são mais comuns, como:

  • Insatisfação com a qualidade do ensino;
  • Dificuldades financeiras;
  • Mudança de cidade ou estado;
  • Incompatibilidade de horários;
  • Falta de identificação com a cultura e valores da instituição;
  • Melhores oportunidades de estágios e empregos em outras instituições;
  • Incompatibilidade com a grade curricular ou com o curso escolhido;
  • Necessidade de seguir para um curso mais avançado;
  • Mudança de carreira ou interesse em outro curso.

Independentemente da razão, é importante que o aluno avalie cuidadosamente as opções disponíveis e considere as consequências da mudança, a fim de tomar uma decisão informada e que atenda às suas necessidades e interesses.

Quando é possível pedir Transferência Externa?

aluna após realizar transferência externa

Como mudar de faculdade é um passo muito importante e deve ser feito em um momento oportuno, tanto para facilitar o processo de mudança quanto para evitar prejuízos acadêmicos e financeiros. 

Por isso, o ideal é que o aluno faça o pedido no início de cada semestre letivo, nos meses de Fevereiro e Agosto (antes do início das aulas), pois, nesse período, as instituições de ensino geralmente estão com as matrículas abertas e há uma maior disponibilidade de vagas.

Além disso, ainda não ocorreram atividades e trabalhos acadêmicos, o que pode facilitar a Transferência Externa e evitar perda de conteúdo.

No entanto, mesmo que o aluno não consiga fazer a solicitação no início do semestre letivo, é importante que ele se planeje para realizar a transferência de universidade quanto antes, a fim de evitar perda de conteúdo e acúmulo de dificuldades acadêmicas.

Vantagens da Transferência Externa

Mudar de instituição de ensino superior pode trazer diversas vantagens para os estudantes. Essas são algumas das vantagens:

  • Maior qualidade de ensino;
  • Mais oportunidades de estágios e empregos;
  • Acesso a novas tecnologias e metodologias de ensino;
  • Flexibilidade na grade curricular;
  • Ambiente acadêmico mais adequado às necessidades e interesses do estudante;
  • Melhor infraestrutura e recursos disponíveis na instituição;
  • Possibilidade de ingressar em um curso mais conceituado;
  • Maior oferta de bolsas de estudo e programas de financiamento;
  • Ampliação da rede de contatos profissionais.

Outros tipos de transferência

Além da Transferência Externa, existem outras formas, como a Transferência de Pública para Privada, que também possui critérios específicos no processo de transferência.

E entre os tipos de transferência, existe a Transferência Interna, que é realizada dentro da mesma instituição de ensino superior e o aluno muda apenas o curso de graduação. 

Há, ainda, a Transferência de Medicina, que é específica para o curso de Medicina e possui seus próprios critérios de análise. E outra opção muito popular atualmente é a mudança do curso, isto é, do presencial para o EAD e vice-versa.

Saiba como solicitar transferência externa para a Unit

Se você é estudante de uma instituição de ensino superior e deseja transferir seu curso para a Unit, é possível solicitar a Transferência Externa com um simples cadastro e esse processo é realizado sempre no início de cada semestre, de modo bastante simplificado.

Para saber mais informações sobre o processo de Transferência Externa, entre em contato conosco! A Unit é referência em qualidade de ensino e  oferece a melhor estrutura para o desenvolvimento de seus alunos.

Radiologia e as possibilidades do mercado de trabalho
Mercado de trabalho para Sistemas de Informação: O futuro é agora
Como funciona o Mercado de trabalho para Medicina


capa-como-construir-uma-carreira-de-sucesso

Que tal descobrir hoje mesmo como ter uma carreira de sucesso?

Baixe um dos ebooks exclusivos do nosso projeto Jornada do Sucesso e veja o passo a passo para conquistar sua tão desejada carreira dos sonhos!

MAIS LIDAS DO MÊS

Áreas de atuação da Biomedicina
TCC: os melhores sites para a pesquisa acadêmica
Origem dos idiomas: como surgiram as línguas que conhecemos?
O que faz um profissional de TI: Entenda as áreas de atuação
Áreas de atuação da Fisioterapia
Como financiar faculdade de Medicina
Conheça os tipos de Engenharia

POSTS RELACIONADOS

emec